Análise SWOT

O Brasil tem sofrido uma das maiores crises econômicas de sua história e a situação atual do país tem preocupado empreendedores, empregados e investidores.

Como consequência desse cenário temos o aumento na taxa de desemprego e uma grande quantidade de empreendimentos fechando suas portas por não conseguirem arcar com suas despesas, investidores relutantes, etc.
Se a sua empresa também está sentindo o impacto negativo da crise econômica, não se desespere, aproveite a oportunidade para rever sua estratégia, pense fora da caixa, drible essa situação e marque um golaço contra a crise.

Análise SWOT contra a crise:

A Análise SWOT, também conhecida como Análise FOFA, é uma metodologia utilizada para analisar os cenários internos e externos, com o objetivo de auxiliar a gestão de planejamento estratégico da empresa. Essa análise consiste em avaliar o cenário interno da sua empresa (forças e fraquezas) e cruzar esses dados com os do cenário externo (ameaças e oportunidades).

Ambiente Interno

Strengths (Forças)
Liste todos os pontos fortes da sua empresa e todas as características que a destacam diante da concorrência, como por exemplo, os seus diferenciais – sejam eles a qualidade dos produtos, entrega, atendimento, comprometimento da equipe, etc.

Weaknesses (Fraquezas)
Assim como na etapa anterior, agora você deve listar os pontos fracos da sua empresa. Essa é a hora de tirar a poeira debaixo do tapete e pontuar todas as deficiências, sejam elas na equipe, nos equipamentos ou na estratégia.

Ambiente Externo

Opportunities (Oportunidades)
Nesse momento você deve analisar o mercado, compreender o que tem dado certo, quais são as tendências futuras, e com base nisso, identificar as melhores oportunidades para sua empresa, sejam elas de negócios, otimização de processos, treinamento de colaboradores, entre outras possibilidades.

Threats (Ameaças)
Tão importante quanto enxergar oportunidades, é observar as ameaças à sua empresa. Concorrência, impostos, sazonalidade, recessão, mudanças tecnológicas, entre outras características, são alguns dos pontos que podem ameaçar sua empresa e todo o trabalho que você vem investindo nela.

Com uma forma de implementação muito simples, e com um desempenho eficiente na análise do quadro de uma empresa perante seu mercado atuação, a Análise SWOT é o integrante que faltava no seu time para evitar perder de W.O., e conquistar destaque na competição.
Por isso, avalie todos os 4 pontos da Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), cruze essas informações e trace um plano de ação.

Você terá informações o suficiente para planejar novas estratégias e direcionar seu negócio, explorando ao máximo seus pontos fortes, corrigindo seus pontos fracos, transformando oportunidades em negócios e melhorias, e criando ações para combater as ameaças previamente identificadas.

Se utilizada corretamente, a Análise SWOT será uma ótima aliada contra a crise econômica que assola o Brasil. Pense nisso!
[rev_slider cta-questionario-diagnostico]

cliente-fiel-marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *