Orçamento de Marketing Digital

O marketing digital trouxe inúmeras possibilidades que o empreendedor não dispunha, antigamente – e, nisso, inclui-se os empresários das pequenas e médias empresas, que não contam com o mesmo orçamento de grandes corporações e multinacionais.

As estratégias virtuais são menos dispendiosas, isso é verdade, mas devem ser levadas a sério, principalmente pela potencialidade da internet, que pode propagar com uma velocidade impressionante sua marca, produto ou serviço.

Por isso, consolidar o seu negócio virtualmente é uma alternativa quase fundamental, nos dias atuais, e que implicam processos variados para dar o primeiro passo.

Abaixo, você confere alguns itens que podem fazer a diferença, quando estiver planejando a estimativa do seu orçamento de marketing digital. São eles:

Gastos focais

Embora seja menos custosa que as ferramentas de marketing convencionais, o marketing digital tem o seu custo mensal, sim. E isso pode ser melhor administrado, principalmente, em gastos focais, como a terceirização do serviço para formular campanhas digitais com qualidade. Ideal para quem deseja soluções rápidas para o seu empreendimento ou ainda está em fase embrionária a idéia de introduzir o marketing digital nos seus produtos ou serviços.

Aqui se enquadram os focos em conteúdo, engajamento nas redes sociais, links patrocinados ou otimização. Se esse for o caso da sua empresa, estabeleça um valor de investimento para cada demanda no momento de fazer o orçamento.
É importante fazer um cálculo da relação orçamento x receita esperada, levando em consideração a taxa de conversão do seu negócio e do seu segmento. Ao definir o orçamento, você deve ser bem realista, afinal, não adianta investir R$1000,00 esperando ter um receita de R$500.000,00. Pense na sua taxa e então gere um orçamento de marketing digital com base no seu objetivo de ROI.

Controlando gastos

Atente-se às ferramentas de marketing disponíveis no mercado. Existem as que cobrem diferentes segmentos de publicidade em uma ferramenta só e, também, aquelas que são focadas na sua demanda específica. A primeira pode ser mais interessante para divulgar e ampliar o nome da sua marca, enquanto a segunda, para quem deseja divulgar um produto específico e tem noção clara e definida do objetivo da campanha.

Investir em anúncios é uma excelente forma de impulsionar seus números. Não faltam ferramentas para isso, como o Google Adwords, FacebookAds e o LinkedInAds, por exemplo, com opções variadas de anúncios.

Por fim, mantenha sempre o controle do resultado das suas campanhas. O marketing digital permite que você esteja sempre em cima dos números, possibilitando reajustes nas campanhas, novos posicionamentos e, também, novas estratégias, caso a atual não esteja rendendo o esperado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *