Experiência do Usuário

Tenho certeza de que você conhece seu site de trás pra frente. Que sabe onde está cada detalhe, consegue navegar com facilidade e é capaz de realizar algumas ações automaticamente tamanha a sua familiaridade. Isso é completamente normal, afinal, você esteve presente no processo de desenvolvimento do seu site, deu opiniões, solicitou adaptações e já se acostumou com todo o modo de navegação dele. Mas e os seus clientes? Eles sabem navegar no seu site? Você tem se preocupado em oferecer um site melhor e mais fácil aos seus clientes?

No artigo de hoje falaremos um pouco sobre como melhorar a experiência do usuário no seu site.

Velocidade

Um site lento causa irritação nos usuários. A sensação é semelhante a entrar em uma loja e não ser atendido num curto prazo de tempo. Uma imagem muito pesada ou um servidor instável, são alguns dos motivos do seu site estar mais lento do que deveria. Fique atento à velocidade do seu site e busque formas de otimizar este processo para que seus clientes tenham facilidade e agilidade dentro dele.

Informação

Se imagine em uma loja onde não há sinalização alguma. Se você não estiver habituado àquele local, claramente não irá encontrar o que precisa. Dentro de um site funciona igual: suas categorias e subcategorias precisam ser claras e objetivas. Suas páginas de produtos devem ter o máximo possível de informações ao seu cliente. Uma navegação em trilha, além de ser um item importante para o SEO do seu site, é também importante para que o usuário volte à página anterior com facilidade.

Erro 404

Diante de uma página com erro, a tendência é que o usuário saia do seu site. Faça uma varredura e encontre as páginas com erro para corrigir o problema. Alguns sites optam por deixar uma mensagem informal nessas páginas e solicitar que o usuário informe o erro. É uma tentativa interessante, mas é preciso que esse comportamento tenha relação com o seu público.

Formulários

Além de deixar os seus formulários à vista, é importante que eles sejam fáceis e rápidos de preencher. Mas lembre-se: talvez não seja necessário pedir a data de nascimento do cliente ou o RG do seu cônjuge logo no primeiro formulário. Filtre as informações realmente necessárias e torne o formulário simples de ser preenchido.

Seja responsivo

O crescimento dos acessos via mobile em diversos segmentos é visível. O seu site pode ser o mais bonito, o seu preço pode ser o mais competitivo, mas se o seu cliente acessar seu site pelo smartphone e não encontrar um site responsivo, as chances dele sair do site são muito grandes, devido a experiência bastante comprometida. Tornar seu site responsivo para os dispositivos móveis.

Faça testes de Usabilidade

Existem no mercado algumas ferramentas onde pessoas indicam as facilidades e dificuldades que tiveram com seu site. É um ótimo ponto de partida para identificar pontos de melhoria. (Aproveite e saiba mais sobre os testes de usabilidade)

Esperamos que com essas dicas você possa melhorar a experiência dos usuários em seu site.

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