E-commerce: #1 Fluxo de Compra

Como está o fluxo de compra de seu e-commerce?

Muitas empresas se preocupam apenas com o preço, a receita ou o lucro, porém existem outros fatores que favorecem ou atrapalham a compra do usuário. Nós chamamos isso de fluxo de compra, responsável por levar em conta a quantidade de cliques que o usuário executa até fechar a compra, os formulários a serem preenchidos, o tempo de carregamento, a organização dos produtos, entre outras informações.

Com o avanço da internet, comprar se tornou uma tarefa muito mais fácil. Em pouco tempo o usuário escolhe o produto, realiza a compra e espera a entrega em casa, contudo isso só é possível se o seu e-commerce facilitar a compra. Ou seja: com um bom fluxo de compra suas chances de vender só tendem a aumentar.

Número de cliques

O número de cliques é um fator de muita importância para o fluxo de compra. Alguns especialistas afirmam que o usuário deve chegar ao produto desejado em no máximo 3 cliques, porém muitas vezes isso não é possível, pois depende muito da organização dos produtos, por isso, quanto menor a quantidade de cliques melhor. Não se esqueça que se para chegar a um produto, o seu usuário precise realizar muitos cliques, ele tende a perder o foco e numa próxima oportunidade, provavelmente estará no site de seu concorrente realizando uma compra que poderia ser a sua.

Organização dos Produtos

Os produtos na sua loja virtual devem estar extremamente bem organizados, separados em categorias, subcategorias e filtros que facilitem o usuário a localizar o produto que deseja. Deve ser semelhante a categorização da prateleira de uma vitrine de loja física: os produtos devem estar com fácil acesso e visualização em seu site. Além disso, filtros de busca inteligentes são recomendados, pois podem trazer – com facilidade – o que o usuário deseja. Sem isso a navegação em seu e-commerce tende a ser ruim para o usuário, acarretando uma série de vendas perdidas.

Tempo de carregamento de página

O tempo de carregamento é um quesito muito importante, pois o tempo de carregamento das páginas de sua loja virtual não pode se estender. Essa tarefa é mais difícil em um e-commerce que em um site convencional, pois o e-commerce tem muitas imagens, e suas altas resoluções podem comprometer o carregamento. Procure diminuir o tamanho delas ao colocá-las no site, de forma que não comprometa a visualização do usuário. É primordial que o usuário tenha uma visão completa do produto, pois isso aumenta a possibilidade de interesse e compra.

Formulários

Fique atento aos formulários que o usuário deve preencher para realizar a compra! Eles devem ser o mais simples e objetivos possível, e para facilitar, devem estar concentrados na mesma página. Lembre-se do primeiro tópico: quanto menos cliques, melhor.

Finalização de compra

A finalização deve ser intuitiva, prática e rápida. A adição ou remoção de produtos deve evitar complicações, de modo que evite ao máximo o abandono do carrinho de compras.
Um fator que todos os usuários prestam muita atenção e levam como diferencial, são as formas de pagamento: quanto mais opções sua loja oferecer, mais chances de realizar a venda, ela terá.

O mais importante é ter a consciência que tudo em seu e-commerce deve ser muito bem planejado, estruturado, e que o fluxo de compra facilita o crescimento das vendas, receita e lucro.
Lembre-se que os usuários levam muito mais em conta a praticidade na hora da compra, do que apenas o preço, por essa razão, seu e-commerce deve pensar muito mais na experiência do usuário e não somente produto que será vendido.
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