E-varejo 2015: Previsões para o Dia das Mães

As expectativas para o Dia das Mães em 2015 vão contra as opiniões pessimistas que giram em torno da crise econômica, surpreendendo aos donos de lojas virtuais. Conforme apresentado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), ao longo de 2015 os e-commerces irão faturar, em média, R$ 81,3 bilhões e tal número supera o dobro do ano passado ─ R$ 39,5 bilhões.

Evidentemente, o Dia das Mães será responsável por uma extensa fatia desse faturamento, considerando a importância expressiva dessa data para o varejo. Estimativas baseadas em médias registradas nos últimos cinco anos demonstram que pelo menos R$ 2 bilhões serão movimentados a partir da compra de presentes para as mães, mesmo com a retração do PIB tão anunciada pela mídia.

É esperado, inclusive, que alguns sites se congestionem as vésperas da data, devido ao intenso tráfego de e-consumidores em busca do melhor produto para presentear. Exatamente por isso, muitos gestores de e-commerces já estão preparando seus estoques para suportarem a demanda sem indisponibilidades e os anúncios de ofertas especiais também já começaram.

E- varejo e Dia das Mães: segmentos mais procurados

Ainda de acordo com as médias registradas nos cinco anos anteriores, os segmentos de flores, vestuário, calçados e semijoias permanecerão entre os mais procurados. Entretanto, com o crescimento da adesão à tecnologia também se presume que haverá uma grande procura por smartphones e até mesmo tablets, colocando o segmento de informática no páreo.

Para impulsionar ainda mais as vendas, diversas lojas virtuais vão disponibilizar uma série de opções de pagamento incluindo cartões de crédito, débito online, boleto bancário, Pag Seguro e até mesmo PayPal e BCash. Em raras exceções, haverá também lojas trabalhando com cheques, mas vale frisar que essa modalidade de pagamento exigirá maior disponibilidade de tempo do consumidor para conclusão da transação, pois serão confirmados dados e a presença de fundo bancário para cobertura do saldo.

E, em síntese, uma última previsão: o marketing digital ocorrerá de forma pesada nas duas semanas que antecedem a data. Isso porque, esse será o melhor momento para disparo de newsletters, criação de campanhas AdWords e fortalecimento das táticas de otimização, portanto, é aconselhável aos gestores de e-commerce não perderem tempo.

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