Categorias
Links Patrocinados

Entenda o Google Rating

Muitas vezes quando realizamos uma pesquisa no Google podemos encontrar algumas avaliações com estrelas ou mais detalhadas, isso se chama Google Rating, ele serve como uma informação a mais para os usuários que estão realizando compras online.

O Google Rating funciona com base nos comentários e classificações que o usuário dá para a experiência de compra que teve em determinada loja virtual. A classificação mostra uma combinação de informações e comentários junto ao seus anúncios do Google Adwords.

O Google faz a correspondência entre os comentários e classificações com o anúncio no Adwords, combinando a URL de visualização do anúncio com a URL de origem do comentário ou classificação, portanto o Google Rating não será mostrado quando os comentários e classificações não forem relacionados ao que está sendo anunciado. A classificação de vendedores pode ser exibida no três dispositivos: computadores, tablets e dispositivos móveis.

Provedores de Google Rating

  • Google Trusted Store: Programa de classificação gratuita do próprio Google que auxilia os usuários a descobrirem quais e-commerces oferecem uma boa experiência de compra de forma consistente. O problema dessa ferramenta é que não funciona em todos os países, somente na Austrália, Alemanha, Reino Unido, França, Japão e Estados Unidos.
  • Métricas de desempenho que estão ligadas à pesquisas planejadas e conduzidas pelo Google sobre compras.
  • Google Consumer Surveys: Uma ferramenta para pesquisas de mercado que trabalha de forma gratuita ou paga, que também funciona apenas na Austrália, Alemanha, Reino Unido, França, Japão e Estados Unidos.
  • Parceiros Independentes do Google: Empresas que são contratadas para realizarem esse trabalho de Google Rating, (confira a lista aqui), porém como as ferramentas acima, a maioria das delas não trabalham no Brasil, sendo a TrustCompany, a única que recentemente começou a fazer este trabalho por aqui.

Requisitos para o Google Rating ser exibido

  • A campanha no Adwords deve ser do tipo “Redes de pesquisa com exibição em Display “, “Apenas rede de pesquisa” ou “Redes de pesquisa e Display”.
  • Os usuários precisam fazer a pesquisa nos seguintes domínios do Google: google.com, google.co.uk, google.co.nz, google.com.au, google.de, google.co.jp, google.fr, google.nl ou google.com.br.
  • A empresa precisa ter no mínimo, 30 classificações, na maioria das vezes.
  • O Google Rating deve ter no mínimo uma nota 3,5 para ser exibido.

Para mensuração, pode-se ver quantas vezes o anúncio converteu com o Google Rating sendo exibido verificando o Relatório de extensões automáticas.

O Google Rating é mais indicado para os usuários que não conhecem a loja; ao visualizarem uma boa nota, eles sentem mais confiança de comprar em determinado site. Para a empresa, também é possível utilizar a nota como parâmetro para entender o que os usuários pensam da experiência de compra que viveram, assim a mesma pode investir nas melhoras necessárias, contribuindo para uma melhor experiência dos usuários, melhorando a classificação e aprimorando a percepção dos usuários a respeito da empresa.

[rev_slider cta-planejamento]