Tenha uma boa leitura! =)

> Precisa da nossa ajuda? Conheça os serviços da agência de performance digital.

Entenda os Status de Produtos do Google Shopping

Ao criar uma campanha de Google Shopping, passamos por algumas etapas e entender essas etapas é fundamental para o bom desempenho das campanhas. Hoje vamos falar sobre o Status de Produtos do Google Shopping. Após enviar o feed de dados é preciso ficar atento ao status do produto para saber se eles estão no ar ou se é preciso realizar alguma alteração.

Onde encontro os Status?

Há duas maneiras diferentes de obter essa informação:

  • No painel de controle, nos gráficos de Visão Geral do Produto na conta do Merchant Center
  • Na guia Produtos de sua conta do Adwords

Nessas duas maneiras de visualização, há diferentes interpretações para cada status de produtos no Google Shopping. Confira cada um deles:

Gráfica “Visão geral do produto”

  • Ativo – Tudo ok com seu produto. Se houver estoque do mesmo, ele será exibido.
  • Aguardando análise – Seus produtos estão em análise, ou seja, está sendo verificado se eles obedecem às políticas do Google Merchants. Essa aprovação pode demorar até três dias úteis.
  • Reprovado – Seu produto não está sendo exibido, pois não está dentro das políticas do Google ou do país de destino da campanha. Caso isso aconteça com você, verifique a guia “qualidade de dados” para solucionar a questão.
  • Data de validade – Seu produto irá expirar em três dias e já não está mais ativo. Há dois motivos para isso: Você não atualizou seu feed de dados nos últimos 30 dias ou a data fornecida por você para a expiração é de três dias.

Guia “Produtos”:

  • Pesquisável – qualificado e pronto para exibição nos resultados de pesquisa.
  • Aguardando análise – Seus produtos estão em análise. Eles estão sendo verificados para ver se obedecem às políticas do Google. Essa aprovação pode demorar até três dias úteis.
  • Ainda não é pesquisável – Tudo ok, porém, o produto ainda não foi adicionado aos resultados de pesquisa. Esse processo demora em média 24h.
  • Pesquisável… Excluído em breve – Está qualificado para os resultados de pesquisa, porém será excluído do mesmo em breve.
  • Não configurado – Você não configurou onde o produto será exibido. Configure os destinos de seus anúncios.
  • Excluído – Seu produto foi excluído e não é mais exibido.
  • Pesquisável… desativado em breve – O produto está sendo exibido nos resultados de pesquisa, mas será desativado em breve.
  • Desativado – Seu produto está pausado e não está sendo exibido. Para ativá-lo, basta o selecionar e clicar em Ativar.
  • Reprovado ou inválido – Seu produto não está sendo exibido, pois não está dentro das políticas do Google ou do país de destino da campanha. Caso isso aconteça com você, verifique a guia “qualidade de dados” para solucionar a questão.

Finalizando, vale ressaltar que a otimização e manutenção de suas campanhas no Google Shopping são fundamentais.

Quer que seus produtos apareçam nos resultados de Google Shopping, mas não quer ter tanto trabalho na criação e otimização de campanhas? Conheça já os serviços MZclick!

Aumentar a taxa de conversão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *