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Como integrar publicidade online e offline?

A ideia de integrar estratégias de publicidade online e offline de marketing não parte do pensamento de tirar as pessoas da frente do computador – ou o oposto, de levá-las próximas das telas dos seus aparelhos.

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma ação combinada, colocando a sua marca duplamente em exposição – e na memória do consumidor.

E quem reforça essa questão é a ForresterResearch que, em recente pesquisa, concluiu que 79% das pessoas que se deparam com um anúncio offline buscam na internet, ainda no mesmo dia, mais informações sobre o determinado produto ou serviço que instigou a sua atenção.

Dois idiomas em busca de um mesmo resultado

Uma das questões essenciais é ter a sapiência de que ambos os meios de publicidade não dialogam no mesmo idioma, mas podem vir a se entender, como bons estrangeiros em passeios turísticos o fazem. Estamos falando de uma integração, oque significa a possibilidade de uma mídia complementar a ação da outra, independentemente de qual seja a primeira escolha para divulgar o serviço ou produto.

Inclusive, uma estratégia simples, que tem rendido bons frutos e uma série de ações similares é a de incluir na sua publicidade offline (podendo ser um banner, catálogo, folder ou anúncio em revistas, rádios e programação televisiva) uma forma de levar o público à internet, seja por meio de uma landing page para responder a um questionário, ou mesmo um QR Code que leve a eles a ideia que você deseja transmitir.

A ideia pode funcionar no sentido inverso, por igual, propondo maneiras de levar o cliente, que viu algo no seu site ou anúncio virtual, à loja física – seja para trocar vales por brindes ou mesmo participar de pequenas ações promocionais.

O equilíbrio da publicidade online e offline pode ser atingido de acordo com a sua necessidade, se é interagir virtualmente como consumidor ou convidá-los a sair do mundo virtual para conhecer sua marca fisicamente.

Campanhas que atraiam o consumidor

Exponha a sua marca e tenha em mente que, hoje em dia, ambas as mídias, embora muito diferentes, podem criar um elo eficaz para divulgar o seu produto ou serviço. Tire-as de frente para a TV e guie o seu consumidor para uma ação específica ou gere campanhas físicas cujo ponto inicial reside no seu site ou landing page. Tudo se define com um bom planejamento e que se inicia, acima de tudo, conhecendo o seu público-alvo.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.