
Já aconteceu em sua campanha do Facebook aparecer um aviso de que um de seus anúncios não estava recomendado à ser veiculado por conter mais de 20% de texto na imagem, e que você poderia estar perdendo alcance e dinheiro?
Essa é a famosa regra dos 20% de texto do Facebook e o resultado deste tipo de erro pode ser negativo e prejudicial para suas campanhas.
O que é a regra dos 20% do Facebook?
O Facebook possui uma regra que estipula que qualquer imagem adicionada à um anúncio deve ter no máximo 20% de texto na composição gráfica da mesma. Caso esse limite seja ultrapassado, a veiculação de sua campanha pode ser reduzida, sendo que algumas vezes o anúncio não chega a ser veiculado por reprovação.
Lembrando que essa regra é válida apenas para as imagens utilizadas em anúncios. Publicações da sua página, que não são utilizadas em anúncios, não estão sujeitas a esta regra.
O conceito de texto na imagem inclui: logotipo baseados em texto, foto, ilustração, marca d’água utilizados no anúncio, etc.. Por exemplo, se você possui uma foto que mostra a fachada de seu estabelecimento, o letreiro da mesma poderá ser considerado como texto, assim como a inclusão de seu logotipo e divulgação de um texto promocional.
Como identificar que a imagem possui mais de 20% de texto?
Ao desenvolver seu anúncio, caso a imagem ultrapasse a porcentagem de texto delimitada, o Facebook automaticamente alertará com uma mensagem. Porém, para evitar este erro, você pode usar a ferramenta de Facebook Overlay, popularmente conhecida como ferramenta de sobreposição de texto, para verificar se a campanha pode ser veiculada.
Ao acessar a ferramenta, você deverá fazer upload da imagem desejada para o anúncio:
Há quatro classificações possíveis para o texto em sua imagem, que são:
Embora haja ainda muita discussão sobre quebrar ou não a regra dos 20%, fato é que se a rede social um status que não seja “Texto da imagem: OK”, você deve se prevenir, pois o algoritmo de distribuição irá reduzir a exposição de seu anúncio.
Não levar este fato em consideração pode gerar retrabalho, pois para corrigir o anúncio será necessário voltar para a equipe de design, para a equipe de mídia e ainda assim aguardar toda a campanha ser refeita para poder ser veiculada. Por isso recomendamos que fique atento(a).
Caso o status de classificação seja “Texto da imagem: Alta”, seu anúncio não poderá ser veiculado.
Gostou da dica? Aproveite e confira nosso artigo sobre por que impulsionar no Facebook não é mais uma escolha.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
