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Featured Snippets – Como funcionam e o que são?

Featured snippets são respostas rápidas que o Google apresenta de acordo com a pesquisa de um usuário. Essa caixa que é exibida, ou simplesmente uma featured snippets, possui uma resposta direta e um link para o artigo completo. Você poderá encontrar os snippets nos formatos parágrafo, tabelas e listas.

Veja um exemplo:

featured-snippets

 

Como funcionam os featured snippets?

Esses trechos em destaque ou respostas rápidas, possuem um grande destaque na SERP do Google e por isso ganharam muita importância para um projeto de SEO. Atenção: O Google vai selecionar as melhores respostas e exibir automaticamente essa caixa. Não é possível manipular esse resultado, porém é possível otimizar um conteúdo para favorecer essa visibilidade.

Esse destaque está relacionado a qualidade do seu conteúdo, então você terá que dedicar um tempo a isso!

Otimização de conteúdo X featured snippets

Não basta escrever um bom conteúdo, é preciso otimizar! Eu faço referência a uma boa semântica de palavras, estruturação textual, otimização de imagens, profundidade do tema, títulos, heading tags, etc.

Com uma boa otimização das heading tags é possível ter mais de uma caixa de resposta por conteúdo, pois assim o Google pode capturar diversas respostas e oferecê-las para seus usuários de forma direta.
Quais os tipos de featured snippets?

Parágrafo: Apresenta um texto corrido na caixa destaque.

featured-snippet-paragrafo

Lista: Apresenta uma lista na caixa destaque.

featured-snippet-listas

Tabela: Apresenta uma tabela na caixa destaque.

featured-snippet-tabela

Como otimizar seu conteúdo para ter um featured snippets (parágrafo, lista e tabela)?

  • Caso opte por exibir um parágrafo: Mantenha o primeiro parágrafo, logo após a heading tags, com uma média de 45 palavras.
  • Caso opte por exibir uma lista: Faça uma com mais de 4 itens e em média 10 palavras por item.
  • Caso opte por tabela: Faça uma tabela com até 3 colunas e mais de 8 linhas.
  • Pesquise por suas palavras-chave e avalie se o resultado da featured snippets é um parágrafo, lista ou tabela.
  • O tempo de resposta, para aparecer um featured snippets, pode variar entre uma semana a 6 meses.
  • Reavalie suas principais palavras-chave, atualize e otimize seu conteúdo.

Como colocar em prática a otimização de conteúdo com foco em featured snippet?

É fundamental manter uma base de dados para analisar as oportunidades disponíveis em cada uma das suas URLs e palavras-chave. Vale ressaltar que seu foco de otimização deve ser em palavras-chave onde sua URL já está ranqueada na primeira página, pois grande parte das featured snippet são retirados de textos bem posicionados.

featured-snippet-analise

Analisando os dados da tabela: Vou partir da premissa que em nenhuma das URLs, da imagem acima, eu tenho uma featured snippet, portanto eu devo começar o trabalho de otimização de conteúdo na palavra-chave A, pois ela apresenta o maior volume de buscas por mês e tem uma grande chance de obter a featured snippet pois está na primeira página.

Perceba que a palavra-chave C eu otimizo por último, mesmo tendo um grande volume de buscas, pois eu ainda não estou ranqueado na primeira página de resultados do Google.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.