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Google Ads para E-commerce de Pneus

Consumidores online de pneus utilizam o Google como ponte de acesso ao e-commerce. O site de buscas é a principal referência para pesquisas sobre empresas, produtos e serviços. Por esta razão, para alcançar clientes em potencial, que utilizam o Google para encontrar o que desejam, é essencial investir em tráfego pago, alinhado a outras estratégias de marketing digital para e-commerce de pneus. Uma das táticas mais utilizadas para captar clientes e vender mais é a campanha de links patrocinados por meio do Google Ads. 

Entenda o que é Google Ads: 

Google Ads é uma plataforma que possibilita a criação de anúncios para o e-commerce de pneus, com o objetivo de impulsionar as vendas, captar novos clientes, reacender o interesse de quem já visitou o site, mas não concluiu a compra (ação de remarketing) e fortalecer a imagem da marca (branding). 

Com o Google Ads a empresa pode direcionar os anúncios para o público desejado, ou seja, a plataforma contém recursos para a personalização das campanhas. Ao invés de exibir um anúncio para 100 mil pessoas, de maneira aleatória, por meio do Google Ads, o e-commerce de pneus pode determinar, por exemplo, que a mídia seja apresentada para proprietários de veículos de passeio na região metropolitana de São Paulo. A segmentação de anúncios no Google Ads potencializa as oportunidades de vendas porque atinge o público-alvo do negócio.  

Onde os anúncios do Google Ads aparecem?

Os anúncios do Google Ads para e-commerce de pneus podem ser exibidos no Google Shopping, rede de pesquisa e rede de display. Eles também podem ser veiculados em vídeos do YouTube, Play Store, Gmail e aplicativos. É importante definir o objetivo da campanha para escolher o espaço mais adequado para a distribuição do anúncio. Dessa forma, o e-commerce utiliza corretamente o orçamento de marketing digital. 

Criar uma conta no Google Ads é uma tarefa fácil. A plataforma é intuitiva e ensina, passo a passo, como gerenciar a conta e criar anúncios. Contudo, se o e-commerce de pneus não dispõe de dados para compor o perfil do público-alvo, não consegue selecionar as palavras-chave mais relevantes para o negócio nem realiza outras ações de marketing digital, a performance da campanha pode ficar abaixo da expectativa.  

Principais canais para a distribuição de anúncios do Google Ads para e-commerce de pneus:

1. Google Shopping

O Google Shopping funciona como uma vitrine de produtos. Dessa forma, o usuário visualiza diversos anúncios e tem a chance de comparar preços e condições de pagamento oferecidos pelos anunciantes. Campanhas no Google Shopping são utilizadas para impulsionar as vendas, alcançando consumidores que já têm mais clareza sobre o que querem comprar. 

2. Rede de pesquisa

Os anúncios criados no Google Ads podem ser distribuídos para as redes de pesquisa. Como os usuários utilizam palavras-chave nas pesquisas, o sucesso da mídia paga depende da escolha de termos que aumentem as chances de conversão (clique no anúncio e mais visitas ao site, por exemplo). 

Para o e-commerce de pneus, focar apenas na palavra “pneus” pode prejudicar a performance do anúncio. Daí a importância das variações das palavras-chave, alinhadas às intenções de busca dos clientes em potencial. Neste caso, vale mais organizar um grupo de anúncios relacionados a “pneus para carros da marca x”. Dessa forma, o e-commerce tem mais chance de melhorar o alcance do público-alvo. 

3. Rede de display

Sendo o Google o maior site de buscas, os anúncios criados por meio do Google Ads também podem ser expostos aos usuários dos sites parceiros (rede de display). Na prática, com base em palavras-chaves e cookies, o sistema consegue alcançar pessoas que já realizaram alguma pesquisa sobre pneus, no momento em que elas acessam sites e blogs da rede de display vinculada ao Google para consumir outros tipos de informações. 

Por exemplo, uma pessoa acessou um link patrocinado para conhecer uma oferta do e-commerce de pneus, porém, não finalizou a compra. Mais tarde, ao acessar um site de notícias, ela visualizou o mesmo anúncio do e-commerce. Os anúncios na rede de displays funcionam bem para a estratégia de remarketing e reconhecimento da marca, mas também podem alavancar as vendas. 

4. Remarketing

O Google Ads serve para a estratégia de remarketing do e-commerce de pneus. Uma tática é direcionar os anúncios de remarketing para as pessoas que visitaram o site, porém abandonaram o carrinho de compras. Importante estabelecer um prazo para a campanha como, por exemplo, exibir o anúncio, durante 30 dias, às pessoas que conheceram as ofertas do e-commerce de pneus, selecionaram algum produto, mas não finalizaram a compra. Funciona como um “lembrete” sobre a oferta, mas com sentido de urgência (exemplo: compre agora pneu Z com 30% de desconto) para incentivar a tomada de decisão. 

Quanto custa o anúncio no Google Ads?

A qualidade do anúncio é muito mais importante do que o valor investido na campanha.  Um anúncio de qualidade é completo e atende as especificações técnicas do Google Ads. 

Outro ponto fundamental é a relevância do anúncio para o público-alvo, calculada, pelo sistema do Google, com base na quantidade de pesquisas realizadas por quem está em busca de pneus, taxas de conversão e outras ações de marketing digital realizadas pela loja online de pneus. 

O orçamento do anúncio no Google Ads para e-commerce de pneus pode ser calculado, basicamente, de duas formas: Custo por Clique (CPC) ou Custo por Mil Visualizações (CPM). Optando pelo CPC, o custo será calculado com base na quantidade de cliques no anúncio, contudo, é a própria empresa que define qual o valor máximo do investimento. A campanha cessa quando o valor total for utilizado.  No CPM, o cálculo é feito quando o anúncio for visualizado por mil pessoas, mesmo que elas não cliquem no link da oferta. Indicado para ações de reconhecimento da marca (branding). 

Conclusão:

Entendeu a importância do Google Ads para e-commerce de pneus? Fazer anúncios no Google Ads é simples, mas exige planejamento e gestão das campanhas para utilizar racionalmente o orçamento destinado às mídias pagas. Por isso, compensa falar com uma Agência de Google Ads. Para obter uma proposta personalizada para a sua empresa, consulte a MZclick, agência especializada em links patrocinados.