Categorias
SEO - Otimização de Sites

As 12 Principais Ferramentas SEO

Otimizar um site não é tarefa fácil, ainda mais com o aumento da concorrência e com as constantes atualizações dos buscadores. Para auxiliar a realização deste trabalho, separamos uma lista das principais ferramentas SEO disponíveis.

Ferramentas SEO Gratuitas

Como os Mecanismos de Busca enxergam meu site MZclick

Os buscadores não enxergam o seu site da mesma forma que nós, usuários. Eles enxergam seu site sem a formatação que vemos, vendo basicamente a parte textual do mesmo, desde os nomes das imagens até as descrições textuais.
A ferramenta – Como os Mecanismos de Busca enxergam meu site – desenvolvida pela MZclick mostra como o Google e outros buscadores enxergam o seu site para indexação. É importante que os buscadores consigam identificar o conteúdo do seu site, pois é isso que eles indexam. Caso seu site não esteja mostrando informações textuais ao ser inserido na ferramenta, é porque os buscadores não estão conseguindo visualizá-las. Isto ocorre, pois o desenvolvedor do seu site não utilizou a programação adequada ao desenvolvê-lo.

Calculador de PageRank MZclick

PageRank é um sistema criado que utiliza links como forma de medir a importância de um site. Esse cálculo dá uma nota de 0 a 10, sendo 0 a menor nota e 10 a maior nota. Utilize o calculador de PageRak da MZclick para visualizar o atual PageRank das páginas do seu site.
Entenda um pouco mais sobre Page Rank.

PageSpeed Insights

Os usuários estão cada vez mais impacientes e exigentes em relação à espera do carregamento da página. Eles esperam que as páginas carreguem rapidamente, e podem fechar ou desistir de acessar o site caso haja demora no carregamento da página. Buscadores como o Google, percebendo que velocidade de carregamento é do interesse do usuário, começaram a levar este fator em consideração na sua classificação.
A PageSpeed Insights é uma ferramenta SEO gratuita, oferecida pelo Google, que auxilia na verificação do tempo de carregamento da página. O mais interessante é que esta ferramenta oferece uma análise técnica das alterações necessárias na página para melhorar o tempo de carregamento e como consequência, a experiência do usuário.

Contador de Caracteres MZclick

Essa ferramenta conta o número de caracteres do título e da descrição que deseja inserir nas Metatags de sua página. O mais bacana é que esse contador de caracteres MZclick está de acordo com as últimas atualizações de indexação do Buscador Google, evitando assim que sua descrição ou título seja exibido com reticências nos resultados de pesquisa.

Keyword Tools

A parte mais importante da otimização é escolher uma palavra-chave relevante. Para auxiliar nesta difícil tarefa, o Google oferece uma ferramenta que dá “dicas” de possíveis palavras-chave: a Keyword Tools. Basta digitar um termo e o Google te trará ideias de palavras-chave relacionadas para escolha. Além de oferecer sugestões, o Google traz o número de pesquisas locais mensais para este termo.

BjornEnki

Um dado bastante importante para os buscadores são as Title e Description das páginas. Tanto a Title quanto a Description são exibidas nos buscadores quando um usuário realiza uma pesquisa. Esses dois itens estão diretamente relacionados ao interesse do usuário em encontrar o que precisa, e diretamente relacionados ao interesse dos buscadores em oferecer uma experiência agradável aos usuários. A ferramenta BjornEnki “simula” como ficaria os resultados no Google utilizando determinada Title e Description, possibilitando visualizar se o conteúdo está atraente ou não para o usuário e se as mesmas estão ultrapassando o número de caracteres permitidos.

Open Site Explorer

O Open Site Explorer é uma ferramenta de análise de links que você pode utilizar para explorar as páginas que estão indexadas pelos buscadores e obter diversas informações relevantes sobre o seu website e sobre o website do seu concorrente. Você pode utilizá-la para avaliar os pontos positivos e negativos do seu site, explorando informações relevantes como: quais websites referenciam o meu?

Google Analytics

O Google Analytics, como muitos já conhecem, é uma ferramenta do Google que possibilita o acompanhamento de dados estatísticos sobre o site. Explorando as mais diversas informações disponíveis nesta ferramenta, é possível entender os termos que os usuários digitam e acionam seu site, o local geográfico de maior número de acesso, as páginas que tiveram mais acessos orgânicos e as URL’s que tiveram maior ou menor taxa de rejeição, entre outras informações. Sem dúvidas é uma das ferramentas mais importantes para acompanhar a evolução do seu acesso orgânico.

Google Webmaster

O Google Webmaster é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que traz algumas análises interessantes para a otimização do seu site. Dentre os itens oferecidos por esta ferramenta, podemos citar os relatórios sobre problemas encontrados no site, relatórios dos links disponíveis na web que estão relacionados ao seu website e as palavras-chave que foram usadas nas pesquisas orgânicas e acionaram seu site. Desta forma, é possível realizar alterações no site para que os buscadores o leiam de forma mais amigável, e também acompanhar se as palavras-chave que estão acionando seu website são qualificadas. Além disto, é possível verificar que outros sites referenciam o seu, ou seja, quais outros sites lincam para o seu.

Bing Webmaster Tools

O Bing Webmaster é uma ferramenta bastante similar ao Google Webmaster e visa trazer algumas informações relevantes sobre seu website. A ferramenta rastreia uma quantidade de páginas do seu site e informa, baseada em 15 boas práticas, quais alterações necessárias para otimização. Também é possível encontrar quais sites referenciam seu concorrente e quais páginas do seu site estão recebendo maior número de visitas (vindas do Bing), assim como a posição média das palavras-chave que as acionou.

Xenu Link Sleuth

A Xenu Link Sleuth, disponível para download, é uma ferramenta de fácil utilização e que pode auxiliar nas diretrizes iniciais do trabalho SEO. Nela é possível encontrar links quebrados dentro do seu site que podem prejudicar a experiência do usuário e também a indexação. É possível, através desta ferramenta, verificar se seu site possui conteúdo duplicado, que é muito mal visto pelos buscadores. Também é possível encontrar as páginas e imagens mais pesadas do site para assim otimizá-la.

Ferramenta SEO Paga

SEO Moz

O planejamento SEO é composto de diversas etapas e são necessárias diversas análises, que envolvem deste o funcionamento do seu site até a obtenção de links em sites externos. O SEO Moz é um dos softwares mais completos para planejamento e acompanhamento de estratégias SEO. Gratuito para testar por 30 dias, o SEO Moz traz diversas ferramentas para análise do seu site e do site de seus concorrentes.

Todas as ferramentas acima poderão auxiliar de forma efetiva o desenvolvimento do seu projeto SEO. É importante ressaltar que os resultados obtidos com a otimização podem levar até 6 meses para surtirem efeito.

A MZclick possui diversos pacotes de Otimização de Sites que com certeza irão auxiliá-lo neste processo. Conheça!

Por Jessica Marcelino

Analista SEM da MZclick.