Hashtags - Qual a relevância?

As hashtags não são uma novidade na realidade social virtual. Apesar de o Twitter ter sido o grande popularizador dessas “palavras-chave hyperlinkadas”, elas deixaram de ser um recurso exclusivo do passarinho azul para invadir as demais redes sociais da atualidade como o Facebook e principalmente o Instagram.

O que é hashtag?

Hashtag é uma palavra-chave antecedida do símbolo popularmente conhecido como jogo da velha ou sustenido no caso dos músicos. A cerquilha (#) é responsável por transformar essa palavra-chave em um hyperlink que direciona para um resultado de pesquisa de todas as pessoas que também compartilharam e marcaram conteúdos com aquela hashtag específica.

Quando seleciona-se uma hashtag para uma publicação, ela é automaticamente é adicionada a um grupo do mesmo tópico, em outras palavras, é uma maneira rápida e eficaz de agrupar diversos conteúdos compartilhados diariamente sobre um determinado tema. Fica evidente, portanto, que é uma métrica que permite medir a popularidade e acompanhar postagens sobre um termo específico e se combinadas com uma boa prática de uso, esse recurso pode aumentar o alcance do seu negócio nas redes sociais. Saiba mais em como se destacar no Instagram.

Todavia cada uma possui uma dinâmica de uso, assim podemos dizer que:
– No Twitter: classifica conteúdos em categorias
– No Instagram: o caso do Instagram é muito particular, já que, nessa plataforma, as hashtags são totalmente recomendadas para promover os seus conteúdos visto que a inclusão de hashtags, aumenta a exposição.
– No Facebook: ainda há controvérsias no uso de hashtags dentro dessa plataforma.

Mas, como utilizá-las de forma coerente e eficaz para trazer resultados para a sua empresa?

Como usar hashtags?

Não coloque todo o conteúdo em uma hashtag só: #senãoficadíficildeentender

Não use uma hashtag por palavra: #senão #também #dá #errado

Use com moderação.
Menos é mais. No marketing em geral, o fator qualidade tem muito mais peso e importância que quantidade. Então, é importante o uso só daquelas relevantes para o seu tópico ou negócio.

Ortografia: mesmo que hashtags seja um recurso de caráter mais informal e de humor, deve se evitar erros ortográficos. Além de pôr em xeque a credibilidade, uma hashtag escrita errada é inútil pois pode indexar menos ao assunto desejado.

Crie hashtags para sua empresa e eventos, aposte na exclusividade do institucional

Pesquise hashtags com volume alto de publicações agrupadas. Termos mais comuns que pertençam ao seu nicho de atuação são uma ótima jogada e se tiverem a ver com sua postagem, melhor ainda!

Pesquise sobre as hashtags a serem utilizadas: antes de utilizar uma hashtag pesquise o uso dela para evitar o uso de tags que possam influenciar negativamente na credibilidade do seu negócio.

Novas regras de hashtags no Instagram

Agora que sabemos do uso estratégico de hashtags para o Instagram é importante se alinhar com as últimas atualizações do algoritmo. Todavia, as hashtags quando utilizadas nas legendas de publicações do feed ainda são um método de aumentar a visibilidade de suas publicações e do seu negócio; consequentemente auxiliam em conseguir mais seguidores. O uso de hashtags nos stories também é indicado uma vez que seu alcance é amplo.

Uma das funcionalidades oferecidas nesse novo algoritmo é seguir hashtags. Em outras palavras, permite que pessoas acompanhem publicações relacionadas aos temas de afinidade. Por outro lado, os usuários também podem bloquear o conteúdo vindo de uma hashtag específica e ter suas publicações marcadas com a opção “não mostrar esta hashtag” impacta negativamente na sua conta.

Com esse novo algoritmo ficou mais difícil receber visibilidade, pois a regra de ordem cronológica mudou. A ordem no feed passa a ser a probabilidade do usuário ter interesse naquele post em específico. Estima-se, inclusive, que apenas 10% dos seguidores estão efetivamente vendo suas publicações.

Então como utilizar esse algoritmo a seu favor?

5 hashtags por publicação: o limite máximo é 30, mas a recomendação é usar apenas 5. Isso evita que o instagram considere sua publicação como spam e faça com que ela vá desaparecendo da timeline, ou pior, que sua conta receba algum tipo de punição.

Não use hashtags repetidamente: o uso repetido das mesmas hashtags pode fazer com que a plataforma também considere como um mau uso. Procure adequá-las e personalizá-las de acordo com o tema do post.

Não utilize hashtags nos comentários: o instagram não mostra mais hashtags colocadas nos comentários nos resultados de pesquisa de hashtags.

Invista mais nos stories: é uma ótima jogada que por meio do engajamento das opções de “enquete” e “ver mais” pode aumentar a visibilidade

Interaja com seus seguidores: para ganhar engajamento o primeiro passo é se engajar. Mostrar compromisso com seus seguidores é muito importante. Dar um feedback para o cliente respondendo comentários ou directs para mostrar que leu, influencia positivamente na sua visibilidade.

O interessante da plataforma do Instagram é que ao inserir o símbolo de cerquilha, a plataforma sugere hashtags relacionadas baseadas na popularidade. É um recurso que humaniza sua marca.

Seu negócio utiliza algo que não citamos e que tem dado muito certo? Compartilhe conosco!

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