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Links Patrocinados: Como elaborar uma campanha estratégica?

Anunciar na web é, sem dúvidas, uma grande aposta para empresas dos mais diversos segmentos de produtos e serviços, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Isso porque, a publicidade online possui um alcance indubitavelmente extraordinário, se considerar o tráfego de milhares de internautas que navegam por blogs, redes sociais, portais, sites de compras, dentre outros nichos da internet.

E quando o assunto é divulgação, os links patrocinados são o destaque. Segundo estimativas de mercado levantadas pela Revista Exame, metade dos investimentos aplicados em marketing digital é direcionada a esse modelo de anúncio. Mas por que tanto sucesso? Acompanhe as próximas informações e entenda:

Publicidade econômica

Um dos principais motivos da preferência pelas campanhas de links patrocinados é o sistema de custo por clique. Explicando: quem opta por anunciar no formato patrocinado só pago pelo número de vezes que os internautas clicam no link e não pelo número de exibições. Isso permite que o anunciante defina o valor máximo a ser gasto com as campanhas! Econômico, não?

Elaborando uma campanha estratégica

Para lançar uma campanha realmente eficaz de links patrocinados, é indispensável deter uma visão holística, ou seja, global, da marca e do mercado, para que tudo funcione perfeitamente em cada estágio que completa um ciclo de compra satisfatório.

A visão, dita holística, se aplica para que o empreendedor possa ter clareza a respeito de qual o momento do ciclo de conversão – ou compra – é mais interessante para aprimorar a exposição e promover o engajamento da audiência.

As campanhas de links patrocinados podem atingir ciclos diversos, conforme a forma de segmentação aplicada, já que vários critérios podem ser utilizados. Portanto, para se atingir o ponto de conversão correto é necessário estabelecer um objetivo.

Escolha das palavras-chave e local para anunciar

Como supracitado, o segredo para uma campanha estratégica é o objetivo de segmentação. Os anúncios patrocinados podem ser lançados de acordo com a localização geográfica, faixa etária, gênero, comportamento navegacional, nichos de mercado ou produtos e por fim, as palavras-chave.

Esse último critério é um dos mais importantes. A escolha de palavras-chave muito genéricas pode afundar uma campanha em determinados casos. O ideal é concentrar-se em termos com menor concorrência, investindo em uma parcela específica dos seus produtos e/ou serviços para elevar as chances de retorno.

Outro detalhe que merece atenção é o local em que serão colocados os anúncios. Atualmente, o Google, o Bing e o Yahoo são os sites mais disputados, entretanto, anunciar em sites como o Linkedln pode ser uma excelente alternativa para empresas B2B, por exemplo.

Exigências para realização de campanha de links patrocinados

Fazer uma campanha estratégica está longe de ser algo simples: exige muita dedicação, porque há manutenção constante. Afinal, o anúncio deve ser trocado sempre, os termos mais procurados devem ser analisados com mapeamento completo das palavras- chave, além da criação de landing pages.

É um trabalho especializado. Prova disso, é que, a maioria das empresas delegam esse trabalho a uma agência, especializada nesse tipo de marketing.

Para mais informações sobre links patrocinados, entre em contato com a MZclick e solicite uma consultoria!

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.