Conteúdo Duplicado SEO

Conteúdo duplicado SEO é um dos assuntos que mais geram receio nos especialistas em otimização. Os rumores sobre punições do Google são, em parte, verídicos, em circunstâncias onde os direitos autorais são violados ou quando ocorrem cópias abusivas de uma mesma página.

No entanto, muito do que tem se falado sobre duplicação é mito. Diversas ideias equivocadas foram espalhadas no cenário do SEO, fugindo totalmente das diretrizes elaboradas pelo Google para orientar aos desenvolvedores de conteúdo e demais profissionais da otimização.

Primeiro mito: Copiadores irão confundir o Google, prejudicando o site da primeira publicação

Alguns pensam que o site ou blog com conteúdo duplicado tem o poder de confundir os algoritmos do Google, “cegando- o” quanto ao autor da primeira publicação. Mas, não há com o que se preocupar.

Na verdade, o Google sabe exatamente qual o site publicou o texto ou artigo original. Os “copiadores” não ajudam, evidentemente, mas também não atrapalham, desde que não estejam cometendo plágio.

Para efeitos de conceituação, o plágio é a prática de copiar um texto ou artigocomo se o mesmo fosse de própria autoria. Por ser crime, a ação pode culminar em processos judiciais, indo bem além de penalizações de ranqueamento do Google.

Segundo mito: Fazer a republicação de posts dos seus convidados irá prejudicar o seu site

A criação de conteúdo original deve ser a prioridade para construir autoridade na web. Porém, a republicação de postagens de seguidores ou convidados, não provocará nenhum problema.

O ideal é que o texto seja postado depois de algumas semanas da primeira publicação ou, se for necessário inserir de imediato, utilizar uma tag canônica para explicitar aos algoritmos o local da versão original e/ou inserir um link para a matéria original.

Terceiro mito: Conteúdo não original impede o bom ranqueamento

Na verdade, não há nenhuma evidência que valide essa afirmação. O conteúdo duplicado só irá prejudicar a indexação de um site no Google, se houver “extremismos”, por exemplo, em casos onde há muitas versões de um mesmo texto ou em publicações sem os devidos créditos ao autor – ou seja, plágio.

Porém, as duplicações com autorização e citação direta ao autor original que não estejam espalhadas às dezenas de cópias pela internet, raramente irão impedir o bom posicionamento.

Mitos naufragados

Por fim, fica claro que muitos dos rumores espalhados sobre duplicação de conteúdo SEO, não passam de falta de conhecimento das diretrizes. Grande parte do conteúdo existente na web não é original e o Google realiza as separações das versões autênticas e cópias, por meio de visitações automáticas com o GoogleBot.

Isso significa que, não há motivo para preocupação. Se o conteúdo for duplicado ocorrerá, consequentemente, a perda da reputação online, mas sem nenhuma penalização significativa.

Dúvidas? Pergunte a um especialista!

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Uma opinião sobre “Mitos e verdades sobre conteúdo duplicado SEO”

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