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Planejamento estratégico define o rumo de uma empresa através das análises de oportunidades e ameaças, correlacionando com seus pontos fortes e fracos, ainda faz parte do planejamento estratégico o estudo detalhado do mercado/indústria que uma empresa atua e o mapeamento dos concorrentes para identificar “brechas” para seu negócio. Toda a base do planejamento estratégico deve seu pautado sobre a missão, valor e objetivo da empresa. Com todo esse estudo devemos criar direcionadores, baseados nas competências desse empresa, para então seguir seu trabalho minimizando riscos e aproveitando oportunidades.

Concepção estratégica

Nesse ponto é definida a missão, visão e valores de uma empresa.

Posicionamento

Segundo Michael Porter você pode buscar uma liderança no custo ou diferenciação em um segmento estreito ou amplo.

Portanto empresas que são líderes em custo buscam reduzir custos em toda cadeia de valor para ganhar de seus concorrentes e reforçar sua liderança. Já lideres em diferenciação também buscam reduzir custos em sua cadeia de valor desde que não afetem a diferenciação de seus produtos ou serviços que é sua vantagem competitiva.

Direcionadores e Objetivos

Segundo Michael Porter toda estratégia necessita de escolhas (trade-off), a empresa deve saber o que fazer e o que não fazer.

Os direcionadores são permanentes (médio ou longo prazo) pois estão ligados a missão, valores e objetivos das empresas, eles são as diretrizes relacionadas as suas principais competências. Já os objetivos estratégicos são mais maleáveis, pois estão direcionados à ações práticas.

Exemplos de direcionadores estratégicos:

“Crescer ampliando mix de mercado de serviços”.
“Ampliar a liderança sendo percebido como uma empresa que oferece serviços diferenciados e inovadores”.

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