Categorias
Mídias Sociais

Por que usar encurtadores de URL?

Os encurtadores de URL são serviços que transformam os endereços da internet de diversas extensões em links mais curtos, facilitando o uso de links em postagens nas mídias sociais. Os encurtadores de URL já existem há algum tempo, mas devido ao Twitter e seus limites de caracteres eles vêm ganhando maior reconhecimento.

Vantagens dos Encurtadores de URL

– Monitoramento:
Diversos serviços disponíveis tornam possíveis o monitoramento dos cliques nos links encurtados, assim é possível medir com mais praticidade a eficácia das campanhas em mídias sociais ou em ações específicas. Ao enviar os links por diversas redes, o serviço gera um relatório em tempo real e demonstra a quantidade de cliques que o link recebeu, além de outros dados como: a origem do clique, os navegadores que foram utilizados e a quantidade de acessos através de dispositivos móveis.

– Personalização da URL:
Alguns usuários podem achar estranho as URLs muito longas e os links encurtados e acabar não clicando no link por receio de ser vírus. Por este motivo, alguns serviços de encurtadores permitem personalizar a sua própria URL.

– Código QR:
Alguns serviços permitem a produção de um código QR (código de barras bidimensional que pode ser facilmente convertido em textos interativos, em endereços de URL, números de telefone e localizações georreferenciada) a partir do link original. Esta é uma ferramenta pouco utilizada no Brasil, mas possui tendência de crescimento nos próximos anos, servindo para diversas utilidades para usuários de internet móvel.

Principais Encurtadores de URLs

Um dos encurtadores de URL mais recomendados no Brasil que não há custo é o Migre.me. Além disso, outras quatro boas opções é o Pdh.co, Ub.ly, bitly.com e o goo.gl.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.