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Como funciona a extensão de local no Google Adwords?

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Jessica Marcelino

As extensões de anúncio são interessantíssimas para os anunciantes que querem maximizar a visibilidade de seus anúncios e que procuram fornecer informações relevantes aos usuários. As extensões disponíveis são as extensões de local, de chamada, de oferta, de sitelinks, de produto, sociais, de anúncio dinâmico da rede de pesquisa e de aplicativos, entretanto, hoje nos aprofundaremos na extensão de local.

O que é extensão de local?

A extensão de local permite exibir o endereço de sua loja física em seus anúncios de texto no Google Adwords acompanhado de outras informações como: número de telefone, rotas possíveis e até mesmo a distância entre a localização do usuário e o endereço anunciado
Na imagem abaixo, conseguimos visualizar um exemplo de anúncio utilizando esta extensão:

Segundo informações do Google, a utilização de extensão de local pode aumentar em até 10% sua CTR.

Como inserir extensão de local?

Há duas formas de inserir extensão de local: manualmente e através da vinculação com o Google Place.

Na primeira forma, basta você acessar a área de extensão de anúncios da sua campanha e optar por “endereços inseridos manualmente” > “nova extensão”.

Quanto a segunda forma, primeiramente é necessário criar uma conta no Google Place, de preferência usando o mesmo e-mail do Google Adwords. Posteriormente, basta acessar a área de extensão de anúncios da sua campanha e optar por “endereços do Google Place” e seguir as instruções para vincular as contas.

Ao realizar esse procedimento, o Google pegará as informações da sua conta do Google Place. Por isso, mantenha sempre sua conta com o endereço atualizado.

Importante: Adicionando mais que uma extensão de local em sua campanha, o Google exibirá automaticamente o endereço que ele considera mais importante para determinado usuário. Opte por não utilizar mais de um endereço por campanha.

Quando utilizar extensão de local?

É interessante utilizar esta extensão quando há interesse em atrair o cliente virtual também para a loja física. Neste caso, é de suma importância que a campanha esteja segmentada para locais próximos ao endereço divulgado. Por exemplo, se estou vendendo “curso em Curitiba”, o endereço correspondente deve ser de Curitiba. Adicionar um endereço de São Paulo, por exemplo, não seria de utilidade para o usuário e pode até inibi-lo.

Também é interessante em aparelhos celulares, onde clientes podem estar pesquisando o endereço de sua empresa e como chegar até ela. Segundo pesquisa realizada pelo Google e pela Ipsos, 59% dos usuários visitam uma empresa e mais de 40% realizam suas compras após pesquisar informações de localização em seus smartphones. Nesta opção, não esqueça de adicionar seu telefone, desta forma será possível para o usuário realizar uma ligação direta para sua loja.

Como ressaltado anteriormente, é importante inserir endereços que correspondem à região de segmentação da campanha, inclusive no celular. Se o usuários está procurando por “lojas de roupas de bebê” em Guarulhos no smartphone, o endereço deve aparecer das regiões próximas.

Este tipo de extensão é bastante utilizada por prestadores de serviços locais, como desentupidoras, salões de beleza, locadoras de salas, empresas de cursos presenciais, etc.

Ao utilizar esta extensão, é importante que a loja física acompanhe o fluxo de visitantes e analise se após a utilização da extensão mais clientes estão visitando a loja. É comum que o anunciante perca o controle, atraia cliente para a loja física através do Adwords e ache que a campanha não está dando o resultado esperado.

Quando não utilizar a extensão de local?

Se seu objetivo é único e exclusivamente a venda online, é aconselhável não utilizar este tipo de extensão. Ela pode atrair usuários para sua loja física e desta forma inibir a compra online.

Se você possua campanhas à nível nacional, não é interessante divulgar endereços de cidades específicas. Crie campanhas segmentadas para seu local de interesse e então divulgue o endereço.

Se sua loja não possui atendimento ao consumidor, opte por não divulgar o endereço. É comum e-commerces possuírem galpão de estoque, porém não terem estrutura para receber clientes.

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