Como fazer o gerenciamento de links patrocinados?

Como fazer o gerenciamento de links patrocinados?

Uma campanha de links patrocinados é uma excelente estratégia para atrair e converter clientes. Dentre os benefícios dessa tática estão o retorno rápido em comparação a geração de tráfego orgânico, o qual toma tempo, e aumento das conversões, uma vez que anúncios bem elaborados conseguem atrair pessoas que têm real interesse na compra. Embora tenha ótimas vantagens, realizar o gerenciamento de links patrocinados não é tarefa fácil.

Deve-se adotar uma série de técnicas para que realmente os anúncios cheguem no público alvo sem acarretar desperdício de verba. Definir a palavra-chave e fazer segmentação da campanha estão entre as ações necessárias para nesse contexto.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 passos para gerenciar links patrocinados com sucesso. Confira!

1. Defina as palavras-chave de acordo com a verba disponível

As palavras-chave têm grande importância no desempenho de uma campanha de link patrocinados. Isso porque a escolha de um palavra-chave ruim além de ser desperdício de verba é também baixo ranqueamento no Google. Nesse sentido, gerenciar links patrocinados é sinônimo de escolher palavras-chaves relevantes.

Mas isso deve ser feito considerando o orçamento da campanha. Por exemplo, palavras-chave que normalmente são mais procuradas nos buscadores têm um custo mais alto por clique. Sendo assim, o desafio é trabalhar com palavras-chave relevantes, porém que não custem valores que ultrapassem o orçamento.

2. Faça segmentação da campanha de links patrocinados

Todo processo de gerenciamento fica mais fácil se seus elementos forem segmentados. Faça isso para a sua campanha de links patrocinados. Utilize o Google Adwords e segmente os anúncios em grupos, criando grupos de anúncios para cada produto. Um dos benefícios dessa prática é acompanhar o desempenho e o retorno individualmente.

Outra maneira de segmentar é por localização geográfica. Por exemplo, você pode gerenciar os links patrocinados para determinada cidade ou região do país, atingindo o público que realmente tem interesse no produto ou serviço da sua empresa.

3. Elabore um cronograma de divulgação

Não pode ser qualquer horário para anunciar no Facebook ou Youtube. É preciso utilizar o canal de divulgação de acordo com a frequência que o público-alvo o utiliza. Sendo assim, elabore um cronograma de divulgação para cada canal que faz parte da sua campanha de link patrocinados.

Nessa escala devem estar contidos os dias e horários para cada canal. Essa é uma maneira de deixar tudo organizado e até mesmo fazer variações das características das campanhas a partir do comportamento da audiência.

4. Não deixe de mensurar os resultados

Mensurar é uma etapa importante no gerenciamento de links patrocinados. Pois é esse procedimento que permitirá saber o que não precisa ser mexido e o que necessita ser alterado.
Dessa forma, realize uma análise geral e também individualizada dos canais onde circula a campanha.

Dessa maneira, você terá identificado elementos importantes. Por exemplo, será possível identificar quais canais dão mais retorno e se existem falhas em uma campanha específica. Mensurando os resultados aumentam as chances de trabalhar somente com anúncios que apreendem o interesse do público-alvo.

Essas foram algumas dicas para realizar o gerenciamento de links patrocinados. É importante destacar que investir em links patrocinados não pode ser a sua única estratégia. Isso deve estar incluso um planejamento mais completo, o qual envolve conteúdo de qualidade e original, técnicas atualizadas de SEO e landing pages bem elaboradas. Agindo assim, certamente os resultados virão com mais rapidez e mais consistentes.