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SEO - Otimização de Sites

Tutorial SEO: aprenda como começar!

Se você é um iniciante nesse universo, o tutorial SEO é o direcionamento perfeito para atender as principais dúvidas que surgem quando um projeto está prestes a ser iniciado. Com o auxílio desse tutorial, ficará mais fácil de entender:

As noções básicas de otimização de mecanismos de pesquisa. O que é SEO, por que é importante, como as pessoas pesquisam e o que procuram, quanto tempo leva para ver os resultados.

Principais fatores de classificação. Por que links, palavras-chave e conteúdo de alta qualidade são necessariamente importantes para o sucesso do SEO.

Como continuar sua educação em SEO. Descubra as principais publicações de pesquisa on-line que você deve ler, as conferências de marketing digital que você pode participar e os especialistas do setor que você deve seguir.

Tutorial SEO – Introdução

O que significa a sigla SEO?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que corresponde ao processo de otimizar todo o conteúdo de um site, para que apareça em posições de destaque nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa. O gigante Google representa cerca de 95% dos resultados de busca no realizados na internet. Deste modo, nosso tutorial SEO será focado em otimização de sites para esse buscador.

Como funciona a técnica SEO?

O SEO exige um entendimento de como funcionam os mecanismos de pesquisa, o que as pessoas pesquisam, por que e como elas fazem isso. Um trabalho SEO bem sucedido torna um site atraente para usuários e relevante para os mecanismos de busca, uma combinação de técnica e marketing.

O Google considera mais de 200 variáveis no momento de determinar o posicionamento de páginas da internet em seus resultados. Podemos classificar e dividir essas variáveis em duas principais categorias:

1 – Fatores On-page
2 – Fatores Off-page

Tutorial SEO – A prática dos fatores on-page!

On-page SEO é o processo de otimizar suas páginas da web para ajudá-las a ter uma classificação mais alta nos mecanismos de busca e trazer tráfego relevante para o seu site.

Cada um desses elementos de SEO na página é algo que você pode controlar, visto que são elementos que vão do conteúdo ao HTML do seu site.

“O que pode ser feito em SEO para otimizar uma página?”

Pesquisa de palavras-chave

O próprio Google dispõe de uma ferramenta (Google Keyword Planner) eficiente para pesquisas de palavras-chave. Utilizando-a você poderá obter uma média de buscas realizadas por usuários da internet mensalmente, e assim direcionar todo seu conteúdo à palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Arquitetura das Páginas

Títulos de Páginas

Os títulos HTML são exibidos como nomes das páginas na web, são clicáveis ?e ajudam as pessoas e os mecanismos de pesquisa a entenderem o que é sua página. O limite sugerido para criação é de 50 a 77 caracteres, logo, essa é sua primeira chance de adicionar sua palavra-chave escolhida.

Meta Descrições

Descrições HTML ou Meta Descrições são resumos descritivos da sua página da web. Geralmente encontrados sob o título HTML, as meta descrições ajudam os leitores a descobrirem de que trata seu conteúdo e ajudam os mecanismos de pesquisa a obterem informações com precisão. Sua principal palavra-chave deve estar dentro da sua meta descrição.

Estrutura dos Textos – Headings Tags

As Tags H indicam aos buscadores a estrutura do seu conteúdo, organizadas sob a sequência lógica de H1, H2, H3, H4, H5 e H6 e funcionam como estrutura de tópicos e subtópicos do seu conteúdo. Utilize sua principal palavra-chave sempre que puder em suas headings H.

Otimização de Imagens e Vídeos

Os buscadores não conseguem interpretar suas imagens ou vídeos, contudo, devemos otimizá-los para que compreendam seus conteúdos, incluindo sua palavra-chave principal no nome dos arquivos, tag alt (breve descritivo da imagem), e também no título de suas imagens e vídeos, os buscadores interpretam que o determinado arquivo é importante e relevante para o conteúdo.

Tutorial SEO – Dicas para Criação de Conteúdo On-page

Como criar?
– Crie seu conteúdo principalmente para usuários, não meramente para os mecanismos de pesquisa.
– Dê credibilidade ao seu conteúdo usando pesquisas originais, citações, links, resenhas e depoimentos.
– Use imagens e vídeos para ajudar a contar sua história.
– Mantenha um alto padrão de ortografia e gramática.

O que evitar?

– Não use software para gerar conteúdo automaticamente.
– Não roube conteúdo de outros e publique-o como seu.
– Não use sua palavra-chave com tanta frequência que é a única coisa que as pessoas podem ler.
– Não escreva seu conteúdo pensando nos mecanismos de busca.

Faça uma boa pesquisa!

Planejar e pesquisar antes de escrever seu conteúdo lhe dará mais chances de ter um bom desempenho nos mecanismos de busca, encontrar o que o seu público-alvo está interessado e como efetivamente escrever para eles.

– Quais são os principais pontos problemáticos do seu mercado?
– Quais palavras-chave seu público-alvo usa regularmente para encontrar respostas?
– Quais são os interesses do seu público?
– O que eles estão falando atualmente?
– Quais são seus concorrentes dizendo?

Tutorial SEO – A prática dos fatores off-page!

O SEO Off-page refere-se a atividades feitas fora do seu site, para aumentar o ranking de uma página junto aos mecanismos de busca. Links “externos” são de extrema importância para o SEO, isso porque links naturais vindos de outros sites, blogs ou redes sociais com boa autoridade e relevância para seu mercado de atuação, significam um “voto de confiança” a seu conteúdo, e ajudam a construir popularidade fazendo com o que os mecanismos de busca a confiem na qualidade de seu site.

Tutorial SEO – Dicas para criação de ações off-page

Conquistar links e “referências” externas pode não ser uma tarefa fácil, existem algumas ações que podem ajudá-lo, lembrando que o foco é formar parcerias encontrando sites de qualidade e construir relacionamento com os mesmos.

Importante: jamais compre uma troca de links. Essa prática vai 100% contra as políticas do Google e seu site pode ser penalizado ou até mesmo banido do buscador.

Guest Posting

Essa prática é bastante usada no âmbito digital. Consiste em postar algum tipo de conteúdo em um blog ou site de terceiros, seja de uma pessoa ou empresa como convidado. Procure por sites de assuntos intimamente ligados aos seus, crie um conteúdo de qualidade, inclua links para seu site e ofereça para esses “parceiros-alvo”.

Co-Marketing

Essa estratégia é semelhante ao guest post e consiste em conseguir links com ações conjuntas com outras empresas, criando e distribuindo materiais ricos, como webinars ou e-books e etc.

Infográficos

Infográficos também são uma ótima estratégia para se gerar backlinks. Crie um infográfico, inclua nele um código “embed” no final e o envie para sua base de contatos. Ele será compartilhado naturalmente, se o conteúdo for de boa qualidade e contenha informações relevantes.

Cresça naturalmente com conteúdo de alta qualidade

Crie conteúdos de qualidade com riqueza em detalhes. Conteúdos detalhados sobre determinados assuntos tendem a tornarem-se referência, deste modo, estimula as pessoas a compartilhá-lo e consequentemente “indicar” seu conteúdo, gerando assim, links externos naturais para seu site.

As estratégias foram simplificadas neste tutorial SEO a fim de transmitir uma noção básica sobre o assunto, caso tenha o interesse de se aprofundar, não deixe de conhecer o nosso Curso de SEO avançado ou procurar uma agência especializada no assunto.

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