Categorias
Marketing de Conteúdo / Blogs

Marketing Visual Digital – A importância das Imagens

“Uma imagem vale mais que mil palavras” – Confúcio.

Há quem diga que essa frase é uma inverdade, que uma imagem tende a transmitir uma única ideia, mas isso é relativo. Um grande exemplo disso são as obras de arte, onde cada uma transmite diferentes interpretações às pessoas que as admiram.

No meio da comunicação e do marketing essa citação ganha mais força, com uma única imagem, uma marca pode atingir várias pessoas, com pensamentos, experiências e culturas diferentes. Isso só é possível através do poder que as imagens têm de despertar a imaginação e criatividade de quem as visualiza, e assim, possibilitar a interpretação de forma individual.

Atualmente, as pessoas vivem correndo contra o relógio e não têm tempo para ler todas as informações as quais são expostas diariamente. É aí que entra o Marketing Visual, nesse ponto, as imagens têm um papel fundamental: transmitir a mensagem de forma objetiva, chamar a atenção de quem a visualiza e assim levá-lo a ao engajamento com o conteúdo.

É fato que o cérebro humano processa as imagens 60 mil vezes mais rápido do que textos, dados afirmam que ele leva em média 13 milissegundos para processar uma imagem.
Outro ponto interessante, é a visão, que é responsável por 90% das informações recebidas pelo cérebro. Ela envia o equivalente a 10 milhões de bits por segundo.

Impacto das imagens

Imagens x textos:

45% das pessoas reagem melhor a imagens em relação aos textos. Isso se resume ao fato de as imagens chamarem a atenção – as pessoas são mais estimuladas pelo visual – e recebem a mensagem de forma rápida. Através das imagens é possível ter uma prévia do conteúdo, seja num site, postagem ou publicidade. O visualizador tende a fazer um prejulgamento com base nessa imagem, se achar interessante, acessará o conteúdo, entretanto, se a imagem for insuficiente, ele se interessará em dedicar seu tempo com a leitura de textos.

Imagens nos resultados de busca:

60% dos usuários, ao fazer uma busca na internet, dão preferência às empresas que tenham imagens exibidas na página de resultados.

Imagens no e-commerce:

67% dos e-shoppers afirmam que imagens de qualidade e bem detalhadas do produto são tão importantes quanto, e até mais, que os textos descritivos e avaliação de outros compradores.

Imagens em blogs, sites e redes sociais:

Sites, blog e postagens nas redes sociais que possuem imagens relevantes, com boa qualidade, conseguem em média 94% mais visualizações e engajamento.

Com base nesses dados, é possível perceber que conteúdos com imagens de qualidade, relevantes e ilustrativas têm um desempenho muito superior em comparação a conteúdo textuais.

Algumas dicas para o uso das imagens:

  • Só utilize imagens próprias ou com autorização de uso de edição e reprodução, no intuito de evitar problemas posteriores com direitos de imagem. Existem diversos banco de imagens na internet, onde você encontra inúmeras opções de imagens, pagas e gratuitas, para usar em suas postagens e sites.
  • Sempre que precisar, recorra um software de edição de imagens, de preferência profissional, para garantir a qualidade final da peça. Mas evite uso excessivo dessas ferramentas, faça edições sutis, se possível apenas em detalhes, para não perder a originalidade e credibilidade da imagem.
  • Quando for redimensionar uma imagem, o faça “proporcionalmente”, para evitar que sua imagem pareça esticada e desproporcional, o que tira a credibilidade da postagem e a torna desinteressante.
  • Somente insira imagens que tenham relação direta com o conteúdo que a acompanhará. A discrepância da imagem com o conteúdo poderá fazer com que o leitor abandone a página, e possivelmente não mais retorne.
  • Tenha cuidado com as imagens (compradas ou não) que são utilizadas em seus conteúdos. Esteja seguro de que ela vende exatamente a identidade do seu produto. O uso indevido pode acarretar não somente a decepção de seus consumidores, mas principalmente, problemas judiciais para sua empresa, em função de apresentar um produto “x” e vender um produto “y”.

Conclusão:

O Marketing Visual é uma ótima ferramenta para as empresas que querem se relacionar com o consumidor e gerar engajamento, pois ele é o responsável por atrair o foco para os conteúdos. Como no dito popular “a primeira impressão é a que fica”, e assim é que funciona quando se trata de atrair a atenção do leitor, por isso é necessário um bom trabalho de marketing visual, seja ele digital ou offline, de modo que desperte a curiosidade de quem está do outro lado da tela, seja para ler um artigo, acessar uma página, ver as ofertas de um cartaz, conhecer um produto, entre outras situações.

[rev_slider alias=”cta-questionario-diagnostico”][/rev_slider]