Marketing de Experiência

Estamos em um momento onde o foco é o cliente e nós precisamos ir além. O que significa que mais do que atender as suas necessidades, temos que fazer com que ele se sinta único e especial.

Para esclarecer melhor, pense por um minuto: sempre tem um estabelecimento que você sempre visita e passa bastante tempo, já outros, você não suporta ficar nem um minuto. Tem também aquele restaurante que tem uma comida ótima, um preço bom, mas que definitivamente você não se sente acolhido, bem como aquele que muitas vezes deixa a desejar em pequenos aspectos, mas que mesmo assim você se sente bem e faz questão de voltar.

Outro ótimo exemplo são as lojas de bolos tradicionais. A decoração muitas vezes fazendo alusão a móveis antigos, o cheirinho de café, a aparência e textura dos bolos e o clima intimista. Tudo isso tem o propósito de remeter a sua infância, de fazer com que você se sinta como se estivesse tomando um café da tarde na casa da sua avó. São detalhes como esses que são capazes de estimular diversos sentimentos e sensações, responsáveis por influenciar quase que diretamente na sua decisão de compra. Afinal, dificilmente alguém preferiria comprar um bolo semelhante numa prateleira de mercado, não é mesmo?

Pois bem, isso é marketing de experiência.
É entender que assim como o tangível, o intangível também precisa proporcionar muita satisfação e qualidade a quem está do outro lado.

Tecnicamente falando, podemos dizer que ele se refere a um conjunto de ações que focam na conquista e na fidelização de clientes. Por meio delas podemos traçar estratégias que crie vínculos e fortaleça o relacionamento com o cliente.

Mas por que manter um relacionamento com o cliente?

É preciso oferecer uma maior atenção ao cliente; não apenas vender o produto, mas superar suas expectativas de forma positiva. Crie experiências memoráveis para ele, de maneira que ele possa guardar positivamente a imagem da sua empresa, resultando num relacionamento fortalecido com a marca. Para que isso ocorra de forma efetiva, é preciso trabalhar a verdade. Ninguém gosta de ser enganado e receber algo totalmente diferente do que foi oferecido. Seja transparente e agregue valor a sua marca. As ações de marketing de experiência vem aumentando gradativamente, portanto, não hesitem em agir: prestem atenção na interação do seu cliente com o seu produto e crie uma experiência marcante. Além de vender o seu produto, você terá um cliente fidelizado à sua marca.

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