google imagens

Otimizar suas imagens é fundamental para que elas apareçam no Google Imagens e também para que elas entrem nos resultados de buscas naturais. Essa é uma das etapas mais importantes de um projeto SEO.

Espaço dedicado ao Google Imagens no resultado de pesquisa Google

Otimizar Google Imagens

Você pode descobrir quais das suas imagens estão indexadas no Google. Par isso clique na guia Imagens do Google ou na guia Imagens do Bing e digite:

site:seusite.com.br

Dicas para indexar imagens

  • O nome do arquivo deve conter a palavra-chave separada por hífens. Exemplo: nome-do-servico.jpg ou nome-do-produto.jpg
  • Todas as imagens devem incluir o parâmetro ALT + os parâmetros de largura e altura.
  • Caso uma imagem possa receber um clique, mostre sempre para uma página destino que trate do assunto da imagem + uma versão ampliada da imagem. O usuário espera isso!
  • A imagem deve estar próxima a um texto de forma contextualizada. Exemplo: Se uma imagem fala sobre café, é importante que o texto próximo a ela também fale sobre café. Isso ajuda a criar uma relação mais forte entre imagem e texto, facilitando a indexação da imagem.

Resultados de pesquisa no Google Imagens

Google Images

Formato ideal das imagens

Recomendo que utilize os padrões .jpg/.jpeg pois eles conseguem manter uma boa qualidade X um bom tamanho do arquivo em Kb.

Utilize o padrão 72 DPIs e salve o arquivo utilizando um software que permita compactar o da tamanho final (Kb) sem perder qualidade. O Photoshop é ótimo com esse trabalho.