Otimizando Títulos Ecommerce

Um dos elementos nos quais as técnicas de SEO precisam ser aplicadas de maneira mais cuidadosa é, sem dúvidas, o título – ou <title>, como é chamado entre os programadores. Quando os títulos de um site de e-commerce estão otimizados, as chances do ranqueamento nos sites de busca ganha um “upgrade”, gerando resultados incríveis.

Importância do título em uma página e-commerce

Inicialmente, lidamos com o próprio título da página ao acessá-la. De forma evidente, esse é o carro-chefe entre todos os elementos on-page – ou seja, dispostos na própria página. Desse modo, a questão fundamental, nesse caso, é ter a noção de que cada uma das páginas é como uma espécie de livro, ou seja, há um título único e central, que deve se relacionar diretamente ao que está sendo apresentado na mesma.

Características principais do título em site e-commerce

  • O nome do site deverá vir logo em seguida ao título contextualizado da página apresentada, sempre preocupando-se com a questão das keywords. É necessário ressaltar sempre, sobretudo em caso de e-commerces, que SEO bem-feito é sinônimo de branding igualmente aperfeiçoado;
  • O tamanho máximo recomendado para um título é de 62 caracteres. Essa extensão foi definida, a fim de oferecer aos usuários uma visão privilegiada do título como um todo, além de não posicionar nenhuma imagem abaixo do título;
  • Não é por se tratar de um site e-commerce que os títulos não precisam ser chamativos, muito pelo contrário, a audiência sempre fica interessada em uma frase de efeito;
  • As marcas e tags no título podem estar tanto antes ou depois do texto central. Isso irá depender de cada nicho e dos testes A/B para perceber qual é a melhor opção para o caso;
  • A keyword principal deve sempre ser colocada à esquerda do título;
    Muita atenção ainda ao padrão de construção dos títulos; deve sempre ser mantido o mesmo, para ajudar o usuário a se localizar com facilidade no portal.

Considerações finais sobre o título em e-commerce

Em linhas gerais, o título precisa conter as palavras mais adequadas possíveis, para que os visitantes, ao mesmo tempo em que se sintam convidados a acessar a página, possam saber, de forma rápida, simples e eficaz, qual é o foco da mesma. No caso de e-commerces, o que é oferecido naquele departamento ou seção. Para auxiliar na busca de palavras-chave relevantes a ser inseridas no título, a dica é buscar em ferramentas como Google Analytics ou Google Keyword Tool.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato com a MZclick e marque uma conversa com os nossos analistas!