Ferramentas de Marketing

Não importa qual seja seu ramo de atuação, se manter informado sobre o que seus concorrentes fazem, onde atuam, quais seus diferenciais e como eles movimentam o mercado é vital para um bom planejamento de marketing.

A frequência de análise deve ser constante, uma vez que o mercado muda diariamente e em um único dia pode-se encontrar diversas novas promoções, preços, produtos, condições diferenciadas entre muitos outros fatores, os quais, sua empresa deve se posicionar sempre um passo à frente.

Existem milhões de fatores que podem e devem ser levados em consideração ao definir quem são seus concorrentes diretos e como impedir que eles ganhem mercado.

Com o crescimento da internet e a transformação dos métodos de busca dos usuários, espionar sua concorrência não é uma tarefa tão simples quanto parece. Para isso, existem ferramentas em jogo que podem te ajudar. As ferramentas listadas abaixo irão te dar as informações que você precisa para chegar aonde você quer.

SEMRush

Uma das ferramentas mais comentadas e conhecidas dos profissionais de marketing, é a SEMRush. Essa plataforma dispõe de diversos mecanismos de marketing que te mostram dados de naturezas diversas sobre a concorrência. Apenas digitando a URL do site do seu concorrente você receberá informações de ranqueamento para pesquisas orgânicas, anúncios, rastreamento de posição e até mesmo conseguirá visualizar quais são as palavras-chaves mais usadas pelos seus competidores.

A ferramenta é disponibilizada gratuitamente, fornecendo dados mais superficiais, porém é possível contratar a versão paga, que pode te disponibilizar mais informações e detalhes.

Google Keyword Planner

Essa ferramenta faz parte do Google AdWords, talvez em alguns casos você já tenha a utilizado para monitorar sua própria performance, mas nunca para obter informações sobre seus concorrentes.

O Google Keyword Planner ou como é popularmente conhecido no Brasil, Planejador de Palavras-Chave, usa o conhecimento do próprio Google para fornecer dados e ideias de novos termos de pesquisa.

Da mesma forma que ele tende a prever quanto de conversão uma palavra-chave poderá trazer para seu anúncio com o melhor custo benefício, você também pode pesquisar por um termo ou ideias de grupos de anúncios, conseguindo um histórico de estatísticas de como uma determinada lista de palavras-chave estão performando. Se conhecer as palavras-chaves que seus concorrentes estão usando, você poderá dominar como elas desempenham.

Google Alerts

Também disponibilizada pelo Google, o Google Alerts é uma ferramenta que basicamente detecta cada vez que um concorrente seu for citado nos buscadores, seja em páginas da web, notícias, artigos, posts de blog ou apenas em uma frase de um determinado texto, e envia diretamente para você um relatório por e-mail. Cabe apenas definir as ordens de prioridade do que deseja acompanhar.

Com essa ferramenta, você pode:

• Acompanhar o que as pessoas falam da sua empresa: isso lhe permitirá saber a opinião do público sobre seus produtos e serviços ofertados, podendo até mesmo solucionar possíveis problemas.
• Monitorar seus concorrentes e onde eles estão sendo citados: uma boa oportunidade para descobrir onde eles trabalham link building.
• Obter ideias de novos conteúdos e materiais mais completos para seu público, através do acompanhamento de palavras-chave que estão sendo discutidas.

Se você nunca separou um tempo para analisar seus concorrentes, agora não vai mais se esquecer da importância disso para fazer uma análise competitiva e precisa que ofereça insights valiosos.

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