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Plano de Mídia Digital: a estrutura básica de um eficiente planejamento

Saber exatamente como e qual o melhor caminho para alcançar seus objetivos de marketing online, é fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

O propósito do planejamento de mídia é orientar esforços e investimentos para que se tenha efetividade na comunicação de qualquer projeto estratégico de marketing digital. No entanto, elaborar um bom plano de mídia online não é uma tarefa fácil, requer muita atenção, pesquisa e um embasamento teórico sólido, mas não se assuste, aprenda o passo a passo para criação de um ótimo plano de mídia digital.

Afinal, o que significa planejamento de mídia?

O ato de planejar refere-se a elaboração de estratégias e táticas das ações necessárias para que um indivíduo alcance determinado objetivo.

O planejamento de mídia segue a mesma linha de raciocínio, subentende-se o modo de melhor aproveitamento na utilização de estratégias e táticas quanto a escolha de meios e veículos de comunicação para divulgar uma campanha publicitária.

Já o plano de mídia digital detém o mesmo conceito, contudo é voltado para meios e veículos de comunicação digital, como estratégias de links patrocinados, ações de link building e etc.

[Você sabe o que são links patrocinados? Saiba como uma boa estratégia pode impulsionar os resultados de sua empresa!]

Estruturando um Planejamento de Mídia Online

É hora de pôr a mão na massa: vamos entender a princípio os pilares da nossa estrutura de planeamento midiático. Podemos dividi-la em 3 principais tópicos:

– Pesquisa.
– Plano de Ação.
– Execução.

Agora vejamos como cada um deles funciona:

Item #1 do Plano de Mídia: Pesquisa

Essa etapa é fundamental para o sucesso de nossas ações, onde devem ser coletadas o máximo de informações possíveis referentes ao mercado de atuação. Essas perguntas podem ate ajudar a nortear a sua pesquisa:

• Qual é o meu público-alvo?
• Quais os principais atributos do produto ou serviço que estou oferecendo?
• Quais os meus objetivos com esta ação?
• Qual é a verba que tenho disponível?
• Como se comporta o mercado desse produto ou serviço?
• Quem são meus concorrentes?
• Qual o posicionamento comunicacional de cada um dos meus concorrentes?
• Qual o período necessário de veiculação para essa campanha?
• Existe algum histórico de campanhas realizadas anteriormente?

Lembre-se: quanto mais rica em informações for a sua pesquisa, mais assertivo será o seu plano de mídia digital.

Item #2 do Plano de Mídia: Plano de Ação

No plano de ação designaremos os canais de divulgação, quais canais de comunicação digital o seu público-alvo mais consome?

Qual conteúdo é mais apropriado para veiculação neste canal, um texto para blog? um vídeo para o youtube? assim como, qual tipo de linguagem devo abordar meu cliente?

E também o cronograma com o detalhamento dos dias e horários que ocorrerão a campanha publicitária.

Item #3 do Plano de Mídia: Execução!

Por último, não menos importante, a execução do projeto. Após a criação do conteúdo correspondente e negociação com os canais de comunicação, deve-se acompanhar minuciosamente o desempenho da campanha, o retorno obtido e efetuar as otimizações necessárias para melhor performance da sua ação.

Seguindo esse passo-a-passo, as chances de fracasso da sua campanha serão mínimas!

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Quer saber mais sobre o planejamento de mídia digital? Fale com a MZclick.

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