Problemas de Acessiblidade

Não é horrível quando você está navegando na internet e um site apresenta problemas de acessibilidade?

Isso é mais comum do que você imagina! Muitos sites possuem sérios problemas de navegabilidade e usabilidade que acabam prejudicando suas estratégias de marketing digital.

Vamos estudar alguns desses problemas um pouco mais a fundo nessa matéria.

Problemas de Acessibilidade na Web

Para te auxiliar nessa tarefa, identificamos 6 problemas de acessibilidade em um site e dicas de como resolvê-los.

Problema 1. O Site é lento

Um dos principais problemas de acessibilidade é a lentidão para carregamento do site, isso porque os usuários online estão cada vez menos pacientes e não desejam esperar muito tempo para acessar uma página.

Seguem alguns números que representam isso:

  • Você tem apenas 8 segundos para conquistar o seu leitor.
  • 40% dos usuários abandonam um website se ele não carregar em menos de 3 segundos.
  • Um segundo adicional no carregamento de um site pode resultar em uma queda de 16% na satisfação do usuário.
  • A cada segundo para carregar, um site pode perder 7% em conversões.

Uma dica para resolver isso é monitorar a velocidade do seu site através do site Pingdoom. Faça o teste, insira a página principal do seu site e veja quanto tempo ela demora para carregar. Além disso, insira e teste páginas específicas, identificando quais conteúdos demoram mais pra carregar e que podem ser otimizados.

Outra ferramenta que pode ajudar a resolver esse problema é a PageSpeed Tools. Essa ferramenta mostra os principais problemas de carregamento e como resolvê-los de forma bem didática.

Importante: Geralmente as imagens grandes são os principais problemas de um site carregar lentamente. Então sempre redimensione as imagens antes de colocá-las em seu site.

Problema 2. Pouco contraste entre o fundo e o texto do site

Não adianta fazer o site mais bonito da web se ele dificulta a experiência do usuário.

Um grande exemplo desse problema é o fundo em cinza com a fonte também em cinza. Pode até parecer bonito, entretanto, não adianta ser bonito se o usuário não consegue ler o conteúdo, não é mesmo? Lembre-se que há variações nas cores de um monitor para outro, portanto, o que está legível para você, pode não estar em outra tela.

Uma maneira simples de corrigir esse problema é não inventar muito e utilizar o básico: fundo branco com a fonte preta, ou variações muito próximas dessas duas cores. Além disso, teste e veja como o seu site fica em diversos monitores e resoluções diferentes.

Problema 3. O tamanho da fonte é muito pequeno, dificultando a leitura.

Esse é um problema muito importante na usabilidade e navegabilidade existente em diversos sites.

Antigamente, o padrão de fonte utilizado era arial 12. Entretanto, esse padrão pode não ser o mais adequado para o seu layout ou com os monitores atuais, que estão cada vez maiores e com mais pixels.

Para descobrir o tamanho de fonte ideal você não precisa realizar testes atrás de testes, existe uma forma bem simples: basta calcular a área destinada ao conteúdo de seu site em pixels(px). Para isso, visite o site: Pearsonified, coloque as medidas e ele te dirá exatamente o melhor tamanho de fonte para seu site.

Problema 4. Pop-Ups usados em exagero

Essa é uma das principais causas de um usuário deixar seu site logo na primeira visita.

Pop-ups devem ser usados com moderação e, de preferência, nunca para uma primeira visita, ganhe primeiro a confiança do usuário.

Para resolver esse problema, se você utiliza pop-ups, lembre-se de segmentá-lo muito bem para mostrá-lo apenas para os usuários certos. Além disso, é importante que o pop up contenha alguma informação que desperte real interesse do usuário e que não apareça em todas as páginas durante a navegação do mesmo.

Problema 5. Imagens sem ALT Tags apropriadas

A ALT tag é esquecida por muitos, e ela é simplesmente o texto que descreve o que a imagem significa.

Além das questões de usabilidade, ela é muito importante no SEO do seu site. Afinal, um buscador não consegue ler sua imagem, mas consegue ler o nome da mesma e a descrição ALT inserida.

A única maneira de solucionar essa questão é sempre colocar a ALT tag em suas imagens. Para facilitar o seu trabalho utilize o plugin SEO Friendly Images, caso seu site seja em WordPress.

Caso possua uma loja virtual, peça para que seus desenvolvedores permitam a editação desse campo no sistema, ou então que haja um padrão automático de ALT: como por exemplo, em uma página de produto, a ALT poderia ser o nome do produto em questão.

Problema 6. Seu site não possui uma página de Erro 404 (não encontrada) personalizada

Se você colocar “afghj” no final da URL de qualquer site você será redirecionado para uma página 404 (página não encontrada).

Esse não é o problema, o problema é se seu site não mostra ao usuário a possibilidade de continuar a navegação como se nada tivesse acontecido ou mesmo voltar a homepage do site.

Resolva esse problema com uma página 404 com algum tipo de conteúdo que faça com que o usuário continue a navegação naturalmente, como se a página 404 fizesse parte do site.

Essas 6 dicas são comuns e podem auxiliar na navegabilidade do site se resolvidas. Realizando procedimentos simples, o site pode ter uma melhor acessibilidade e consequentemente, um aumento nas suas conversões.

Dúvidas? Pergunte a um especialista!


melhor-curso-seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *