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Automação de E-mail Marketing

A automação de e-mail marketing é composta por ferramentas e procedimentos que automatizam – em outras palavras, facilitam – o trabalho dos profissionais de marketing.

É através dessa automação que é possível realizar uma gestão de e-mail marketing completa, permitindo a gestão da base de contatos, o desenvolvimento dinâmico e rápido de e-mails, assim como o acompanhamento de métricas importantes para o sucesso.

Ao enviar um e-mail marketing, essa automação basicamente permite que você crie algumas “regras”, com o objetivo de identificar o perfis dos contatos e enviar conteúdos relevantes e bem segmentados para cada tipo; cada usuário poderá receber seu e-mail de forma personalizada, enquanto você envia de forma automática.

Por que devo realizar a automação de e-mail marketing?

Otimização do Tempo

Seria inviável entregar um conteúdo de qualidade e bem segmentado para os seus clientes, realizando envios manuais. Além dos possíveis erros de filtragem, dependendo do tamanho da sua lista de contatos, um tempo muito grande seria gasto nessa tarefa, sem contar os posteriores relatórios para avaliação. Essa automação permite que você melhor aproveite esse tempo, priorizando outras estratégias mais importantes e complementares na busca por resultados.

Testes A/B

A busca pela melhor taxa de conversão vai ficar muito mais dinâmica e efetiva com a automação de e-mail marketing. A facilidade em realizar testes A/B sem precisar separar manualmente, por exemplo, quais grupos de clientes irão receber seus e-mails.

Nutrição de Leads

O e-mail marketing vai além de uma ferramenta que divulga lançamentos e promoções, ela também auxilia no processo de nutrição de leads (no caso, as informações relevantes e importantes que você envia para o seu cliente e o ajuda a fechar um negócio com sua empresa).
Com uma boa ferramenta de automação de e-mail marketing, sua estratégia de nutrição de leads será otimizada, visto que você poderá realizar ações específicas para cada grupo de contatos, oferecendo algo que atenda a necessidade e a etapa de cada um.

Concorrência

Certamente o seu concorrente já está utilizando esse processo, tomando a frente de seu público-alvo e fazendo com que sua empresa fique para trás. Valorize seus produtos e serviços, apresentando-os da maneira certa, no momento propício e sem perder tempo. Depois que seus prospects já tiverem comprado com seu concorrente, eles estarão muito mais propensos a continuarem consumindo por lá, visto que um e-mail marketing bem executado, é um excelente possibilitador de recompras.

Resultados

Taxas de abertura, de descadastramento, cliques nos links e taxa de conversão, são métricas indispensáveis para acompanhar o sucesso de uma campanha, e sem a ajuda de uma ferramenta de automação, esse processo acaba ficando mais difícil.

A principal característica que define a eficiência do processo de automação de e-mail marketing, é a capacidade de acompanhar e nutrir os leads da maneira mais assertiva. Quando um cliente é incluso no fluxo de automação, suas experiências claramente podem encaminhá-lo para a etapa final de compra com muito mais facilidade e sucesso.

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