Como aumentar a qualidade do visitante do meu site?

Um dos objetivos mais comuns para estratégias digitais é aumentar o número de visitantes do site ou do e-commerce. Entretanto, sabemos que quantidade de visita não significa, propriamente, qualidade. Afinal, não adianta seu site receber 1000 visitas, se essas não são visitas de usuários qualificados e potenciais futuros clientes.

É nesse cenário que encontramos o seguinte problema: como aumentar a qualidade do visitante de um site? Como equilibrar quantidade e qualidade? Separamos algumas dicas que poderão lhe auxiliar nessa tarefa:

Identifique seu Público-Alvo

Um dos maiores erros no marketing é não identificar exatamente o público-alvo, seja de uma marca, de uma loja ou de um produto específico.  E quando falamos em identificar seu público-alvo, queremos dizer entender profundamente seus gostos, seus hábitos e suas características. Já ouviu aquele ditado, “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”? É exatamente o cenário de uma campanha criada sem pensar no público a ser atingido.

Para entender seu público-alvo, nada melhor do que criar uma persona para sua empresa. Uma persona é um “personagem” criado para representar o perfil de determinados clientes, definindo suas características e gostos de maneira completa.

A partir deste ponto, você estará preparado para traçar ações efetivas que tragam clientes realmente qualificados ao seu site ou e-commerce.

Solucione os Problemas de seu Público-Alvo

Após entender os gostos e características do seu potencial cliente, é necessário pensar em problemas comuns que ele possa vir a ter.  Com base nos problemas identificados, você poderá produzir materiais complementares para suprir essa necessidade, atraindo o cliente qualificado para o seu site.

Quando falamos em materiais complementares, é possível pensar em vários aspectos, por exemplo: e-books, matérias, checklists, vídeos, FAQs e até mesmo melhora nas descrições dos seus produtos ou serviços.

Um e-commerce que vende produtos de beleza pode identificar seu cliente tem o seguinte problema: “tenho cabelos ressecados, o que posso fazer?”. Com base nesse problema, a empresa poderia apresentar, por exemplo, uma matéria dos “10 principais motivos para cabelos ressecados”.

Divulgue sua Empresa

Após criar sua persona e identificar conteúdos potenciais, é necessário iniciar o trabalho de divulgação. Esse processo visa fazer com o que cliente encontre em seu conteúdo suas dúvidas. Para esse objetivo sua empresa pode usar as redes sociais, os links patrocinados e SEO.

Interaja com seus clientes

Após trazer seu cliente à sua loja através de um conteúdo qualificado é necessário trabalhar esse visitante e “educá-lo” para comprar seu produto e/ou serviço.  Após a compra precisamos manter esse contato ativo e entender como fidelizar o cliente. Isso deve ser feito através da interação constante com o usuário, usando as mídias que pode atraí-lo de volta, como: e-mail marketing, redes sociais, canais de atendimento e remarketing.

 Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *