Como entender a Sazonalidade nas Vendas

Alguns e-commerces trabalham com produtos sazonais, ou seja, produtos que costumam ser adquiridos em maior quantidade em uma determinada época do ano. Por essa razão, hoje vamos falar sobre como entender o mercado e usar a sazonalidade ao nosso favor durante as vendas.

Você costuma ver anúncios e propagandas de ventilador no inverno? E material escolar em meados de abril?

Possivelmente não, não é mesmo? Isso porque a quantidade de clientes que vão se interessar por esses produtos fora da época de maior utilidade dos mesmos, é muito pequena.

Para alguns produtos, a sazonalidade fica bem evidente, mas em alguns segmentos fica mais difícil identificar instantaneamente quais os melhores momentos para anunciar.

Entretanto, existem algumas ferramentas que auxiliam na busca por essas sazonalidades, uma das mais usadas hoje em dia é o Google Trends. Lá é possível identificar os picos de procura por um determinado termo, os locais onde as pesquisas se intensificam e os termos relacionados a essas buscas.

Na imagem abaixo, procuramos por “Material escolar” entre os meses de janeiro 2014 a janeiro 2016, o resultado é claro: os maiores índices de busca estão entre o final de dezembro e o começo de fevereiro. Após isso, as buscas caem consideravelmente.
Google Trands - Sazonalidade nas vendas
Outra ferramenta bastante usada nas buscas por tendências e sazonalidades é o “Planejador de Palavra Chave do Google AdWords”
Lá também é possível comparar períodos e estimar o tráfego dos termos mais buscados.

Na imagem abaixo, também procuramos por “Material escolar” e comparamos com as buscas do ano anterior. Nesse cenário, podemos perceber que houve um crescimento nas buscas de um ano para o outro.
Planejador de Palavras-Chave - Sazonalidade nas vendas
Um e-commerce que está estabelecido há algum tempo no mercado já consegue notar essas e outras sazonalidades no seu dia a dia, e para alguém que está começando, é indicado utilizar essas ferramentas para auxiliar no planejamento.

Vale ressaltar que é importante identificar se os seus produtos possuem alguma sazonalidade e anunciá-las no momento de interesse dos usuários, aproveitando assim esse interesse para gerar mais oportunidades e consequentemente mais vendas.
[rev_slider cta-planejamento]

quanto-custa-marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *