Dicas para promoções sazonais

As datas comemorativas sempre são grandes impulsionadores de vendas, tanto nas lojas físicas, quanto nas lojas virtuais. Devido a possibilidade de segmentação e mensuração, as campanhas online são sempre grandes ações para aproveitar essas oportunidades e aumentar a receita do seu negócio

Então, quais ações podem ser executadas pelo seu negócio?

Personalização

Para uma promoção sazonal, a personalização é essencial. Seu cliente deve sentir o clima desta data comemorativa; por exemplo, em uma campanha sobre o verão, o layout da sua loja virtual ou da sua loja física devem refletir a estação, com cores quentes, textos que remetam essa época e alguns elementos como o sol e o mar. O mesmo vale para o Natal: como criar uma promoção que sequer faça referência à árvore de Natal ou até mesmo ao bom velhinho?

Vale lembrar que essa personalização deve ser feita em todas as mídias. O e-mail marketing, as redes sociais e anúncios devem “conversar” entre si. Com as mídias tendo um objetivo em comum, sua promoção sazonal será muito mais forte.

Vale-presente

Em datas comemorativas as pessoas costumam presentear umas as outras, e a estratégia de vale-presentes nas épocas sazonais é bem interessante. Essa ideia acaba atingindo não só o consumidor direto, como também o usuário que recebeu o vale-presente, visto que o mesmo escolherá o produto de sua loja, o que fará com que ele a conheça melhor. Assim uma compra vale-presente impacta duas pessoas de uma só vez.

Para essa estratégia também vale a personalização, assim os vale-presentes também refletirão a sazonalidade e vão estar em sincronia com as outras mídias.

Descontos

Oferecer cupons de desconto sempre geram um bom aumento no volume de vendas e nas promoções sazonais eles são melhores ainda! Muitas vezes esse desconto não vale muito em compras individuais, por isso pode-se optar por estipular um valor mínimo de compra para oferecê-lo melhor, assim a loja ganha no volume de vendas.

Os usuários estão procurando por descontos que valham a pena e valores pequenos não os estimulam. Muitas vezes anunciar os descontos em formato de valor e não de porcentagem podem ser mais atrativos para o usuário, por exemplo: “Desconto de R$100,00” do que “Desconto de 20%”, mesmo que esses dois descontos possam significar a mesma coisa.

Nas datas comemorativas qualquer promoção bem estudada e bem pensada vale a pena e pode apresentar um bom aumento na receita da loja, a estratégia tomada deve ser escolhida de acordo com o público-alvo a ser atingido e do público que a loja tem para maximizar o retorno das promoções sazonais.

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