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Resultado de busca Google
Diferença entre SEO x Links Patrocinados

Demarcação vermelha = Links Patrocinados
Sem Demarcação = Busca Natural

Você sabe a diferença básica entre os serviços de SEO e de Links Patrocinados? É comum que algumas dúvidas surjam entre essas duas opções de divulgação online para a sua marca entre tantas ferramentas de marketing digital.

O que é SEO?

Dentre todas as formas de divulgação disponíveis online para aumentar o tráfego, podemos citar o SEO (Search Engine Optimization) como um conjunto de técnicas realizadas dentro (e fora) do seu site, onde o principal objetivo é ter seu site bem ranqueado na busca orgânica de acordo com critérios internos do Google. Todavia, é uma técnica a longo prazo, que para gerar algum retorno, demanda tempo e paciência.
Por que? Porque aparecer na busca natural não é algo tão simples. Requer investimento em produção de conteúdo, tempo, um pagerank ótimo, uma página bem programada e acima de tudo trabalho constante no site. É um modelo de divulgação que possui início, mas não possui fim.

O que é busca orgânica?

A busca orgânica nos buscadores mais conhecidos exibe resultados que não estejam sendo exibidos mediante a algum patrocínio, e sim conforme a relação de conteúdos disponibilizados nos sites com o termo de busca. O algoritmo desses buscadores é o responsável por fazer uma leitura do conteúdo do site e identificar os sites com conteúdos mais qualificados e relevantes para exibí-los na primeira posição.

As variáveis dos resultados de busca orgânicos

O Google e demais buscadores utilizam muitas variáveis para determinar o ranqueamento dos resultados de busca. Os três elementos básicos são:

• On Page: são elementos de estruturação da programação do site. Na programação constam alguns itens que influenciam no posicionamento;

•Off Page: também conhecido como link building, é um dos fatores de mais importância no ranqueamento. O algoritmo do Google, por exemplo, assume que quanto mais referências seu blog possuir maior é a tendência a seu conteúdo ter qualidade e relevância perante as demais;

• Experiência do usuário: a experiência do usuário ao navegar em um website é um critério muito importante para definir seu posicionamento. O trânsito e ações do usuário como: o tempo de permanência e a quantidade de páginas visitadas indica que seu site tem sido efetivo em suprir as expectativas do visitante.

Quais os principais benefícios do uso do SEO?

• Atração de tráfego em função da otimização do conteúdo do seu site e uma seleção planejada de palavras-chave;
• Aumento de reconhecimento e autoridade;
• Fortalecimento da sua marca no universo digital.

O SEO, portanto, é uma estratégia que surte efeitos e resultados concretos a longo prazo, exigindo até meses para que seu website possa atingir posições melhores nos resultados de busca. Embora exijam tempo e dedicação, as boas ações de SEO, com foco na experiência usuário, facilitam o rastreamento e leitura dos buscadores e consequentemente melhoram seus posicionamentos nos resultados de busca.

O que são links patrocinados?

Além das técnicas de SEO, outra alternativa são os links patrocinados. Os links patrocinados são os resultados onde seu site é rankeado sob alguns fatores claros e abertos (custo por clique + índice de qualidade + url destino de qualidade = ótimas posições).

Nesse caso, o serviço é pago a cada clique e normalmente aparecem nos primeiros posicionamentos dos resultados de busca. O que diferencia os resultados patrocinados dos orgânicos é a etiqueta com o termo “Anúncio” ou “Patrocinado” antes do link que indica que aquele posicionamento é pago.

Os links patrocinados possuem características distintas junto do resultado como: telefones, endereços, CTA (chamadas para ação, por exemplo: Confira!), informações de descontos, preços, sitelinks, entre outros.
O Google é o principal buscador, e sua ferramenta de anúncio é o Google Ads (antigo Google Adwords).

O preço estipulado para cada clique recebido no seu anúncio baseia-se nos lances e modalidade de concorrência das palavras-chaves que você usará para ativar seu anúncio. No Google Ads você estipula a quantidade de investimento que quer fazer, entretanto, as palavras-chave, dependendo do segmento podem influir na concorrência e consequentemente nos lances, que tendem a ser proporcionais a concorrência.

Anunciar no Google é uma realidade extremamente lucrativa e pode-se afirmar com exatidão o retorno sobre o investimento é bem rápido. No entanto, é preciso ter disciplina para acompanhar o desempenho de suas campanhas no Google Ads e realizar otimizações regularmente é essencial.

Vale lembrar que os resultados destas estratégias são muito mais rápidas que no SEO, mas tem suas desvantagens, visto que dependem da sua disponibilidade financeira para investimento

Quais os principais benefícios do uso dos Links Patrocinados?

Para compreender porque essa estratégia é tão eficiente, listamos algumas das vantagens trazidas pelos Links Patrocinados:

• Adaptar o fluxo de investimentos para alavancar os resultados, e aumentar o orçamento de acordo com as métricas e retornos;
• Proprietários de empresas que não possuam conhecimento necessário ou equipe capacitada para gerenciar suas campanhas no Google Ads, conseguem contratar uma consultoria externa ou uma agência;
• Possui métricas que permitem mensurar a eficiência e performance das estratégias para determinar os acertos e corrigir os erros;
• Uma campanha bem estruturada já apresenta resultados benéficos em prazos curtos, como aumento de sessões no seu site, ligações ou vendas de produtos, por exemplo;
• O investimento em links patrocinados não é determinado pelo porte da empresa. É possível determinar um investimento que não comprometa o seu financeiro;
• Possui uma infinidade de canais para exibição de publicidade, principalmente na rede de Display;
• O Google Analytics permite mensurar e visualizar uma série de indicadores relevantes que torna o processo de planejamento muito mais cômodo;
• A publicidade online permite atingir diversos públicos, independentemente de sua localização e são exibidos com prioridade nos resultados de busca;
• As conversões resultantes do investimento em links patrocinados são consideravelmente maiores, se comparados ao SEO;
• As segmentações permitem que os mecanismos de buscas identifiquem pessoas que se encaixem em um perfil determinado ou que possuam interesse em determinados tópicos para exibir seus anúncios de maneira muito mais qualificada.

Link Patrocinado não substitui o SEO!

Muitas são as diferenças entre SEO e Links patrocinados, como deu para ver até aqui. Mas é importante ressaltar que são serviços complementares e que possuem suas devidas importâncias dentro do universo do marketing digital. O que indicamos é que o trabalho de SEO e links patrocinados sejam utilizados em conjunto.
Invista de forma constante e objetiva em SEO, separe uma porcentagem do lucro para realizar investimentos em links patrocinados e jamais deixe de trabalhar um conteúdo qualificado e a programação do seu site.

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