Horário nobre: que horas devo postar nas redes sociais?

Você provavelmente já sabe que o planejamento nas mídias é essencial para sucesso e popularidade dentro das redes sociais, mas que é preciso coordenar além da qualidade do conteúdo produzido, os horários estratégicos de publicação para conseguir o maior engajamento possível. A programação de postagens demanda entender o comportamento do seu público-alvo de maneira aprofundada; é fundamental analisar os indicadores de performance e fazer alterações bem planejadas.

Infelizmente os horários de melhor resultado não são os mesmos em todas as redes sociais. Cada potencial seguidor e cliente possuem hábitos diferentes em cada rede e não existe um horário mágico para resolver todos os problemas de engajamento de uma vez só. Tudo vai depender do seu nicho de atuação no mercado.

O erro de muitas estratégias de marketing digital nas redes sociais, portanto, é não ver quais são os melhores horários para publicar em cada rede. Colocar posts sem planejamento impacta negativamente no alcance das publicações uma vez que cada plataforma de rede social tem um apelo diferente, buyer personas variados e formas de uso divergentes.

Horário Nobre no Facebook

Com as recentes mudanças no algoritmo da plataforma, atingir seu público-alvo ficou ainda mais difícil de forma orgânica. Na tentativa de corrigir o recente fenômeno das fake news, a plataforma tende a priorizar a exibição de posts dos amigos e familiares no feed em vez de páginas empresariais.

Insights
– A maior taxa de engajamento no Facebook são às quartas de 12h as 14h e às quintas das 13h as 14h;
– Há um aumento gradativo de tráfego à partir das 9h durante os dias da semana, mas é mais assertivo postagens que entram das 10h as 15h;
– Sábado é o dia com menor oportunidade de engajamento;

O engajamento tem picos durante certos dias da semana em horários próximos ao que provavelmente são para muitos usuários, o horário de almoço, em outras palavras, tempo livre para usar seus smartphones e navegar nas redes sociais. Por outro lado, finais de semana tendem a ter taxa de engajamento mais pobres. Provavelmente porque sua audiência está fora de casa e ocupada.

Horário Nobre no Instagram

O número de empresas que estão no Instagram cresce constantemente. Mas assim como no facebook. Atingir seu público-alvo de maneira orgânica tem sido cada vez mais difícil nesses novos algoritmos.

Insights
– Os melhores resultados de engajamento são às quartas às 15:00h, Quintas 5:00h, 11:00h, 15:00h às 16:00h e Sextas às 5:00h.
– Quinta é o dia da semana que traz mais engajamento
– Há um aumento gradativo de de tráfego das Terças às Sextas partir das 10h, mas é mais assertivo postagens que entram das 9 às 18h
– Domingo é o pior dia para postagens.

Nota-se que os melhores horários de engajamento possuem um inusitado pico às 5 da manhã, provavelmente justificado por pessoas que costumam checar o Instagram assim que acordam. Outros bons horários são pontos esporádicos no meio da tarde (de dias de semana) provavelmente de usuários que olham suas redes para dispersar da rotina cansativa do dia a dia.

Horário Nobre no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para negócios que conta com um número considerável de usuários e acessos bem divididos entre dispositivos móveis e computadores. Como é uma rede de conexão de indústrias e relacionamento profissional, tem-se usuários de diversos segmentos e hierarquias industriais compartilhando conteúdos relevantes de diversas carreiras. Apesar disso possui um número de engajamento muito mais restrito que demais mídias sociais.

O LinkedIn – diferente dos algoritmos das demais redes sociais que possuem regras de procedimento – é uma rede social vertical em que pauta e segmenta os conteúdos por assunto e/ou interesse.

• Insights
– As melhores taxas de engajamento no LinkedIn se dá às quartas entre 15h e 17h.
– Sexta, finais de semana e segunda-feira não são um período favorável para causar engajamento com conteúdos.

Horários que você deve evitar:
– Facebook e Instagram: da 0h às 8h. O tráfego tende a diminuir, pois o comportamento normal majoritário é as pessoas dormirem durante esse período.
– LinkedIn: das 9h às 17h, em outras palavras, durante o horário comercial.

Tratam-se de regras gerais, é fundamental que você faça sua estratégia de horários baseado nos parâmetros e dados no painel de sua fanpage e seu nicho de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *