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M-commerce – Mobile Commerce

O Mobile Commerce, também conhecido por M-Commerce, é o comércio eletrônico ou venda online realizada a partir de um dispositivo móvel, ou seja, nada mais é do que a “adaptação” do e-commerce para smartphones e tablets.

O M-commerce é sem dúvida uma oportunidade de conquistar clientes que vivem conectados, pois essa modalidade permite o aproveitamento da interatividade com as redes sociais para potencializar as vendas. É possível compartilhar suas experiências de compra virtual e assim ampliar a influência da marca em questão, aumentando a chance de novas vendas.

Não se trata de algo passageiro ou de um acessório de operação. O canal mobile deve ser uma opção válida e presente na sua estratégia.

Como entrar nesse mercado?

Antes de entrar no mercado mobile, é necessário estar atento e entender o que seu consumidor final busca. Essas informações podem ser obtidas através de pesquisas realizadas com o mesmo. É importante também compreender o percurso que o cliente faz até o momento de efetuar a compra, isso te dará o direcionamento de quais canais e funcionalidades você deve investir.

Não pense que basta estar presente no mercado mobile e incentivar o acesso de seus clientes. Para que o acesso seja efetivo e a compra realizada, é importante se preocupar com o layout exclusivo para versão móvel do site, com botões maiores, textos curtos, rolagem e checkout rápido, em resumo: um site responsivo.

As possibilidades do Mobile-Commerce

Para sair na frente é preciso se informar e aproveitar essa tendência que veio para ficar. Uma boa forma de começar, é integrar suas lojas físicas e virtuais, dando inicio as interações – desta forma é mais fácil saber onde o seu cliente está e quem ele é -. Através deste contato você pode desenvolver promoções direcionadas aos consumidores, possibilitando mais uma ferramenta de contato com o seu consumidor final. Isso inclui a opção de ofertar produtos por SMS, follow-ups por telefone e push notifications em smartphones nos momentos propícios.

Vantagens do M-commerce

A popularização dos tablets e dos smartphones estão transformando o comércio eletrônico.
Considerada uma evolução do e-commerce, essa nova modalidade é uma oportunidade de conquistar potenciais clientes que vivem conectados, já que as pessoas têm adquirido cada vez mais o hábito de navegar e consequentemente, passam a fazer suas compras online em seus dispositivos móveis.

Podemos resumir que a excelência do m-commerce gira em torno da praticidade. Para o usuário atual, que é multitarefa e está sempre realizando diversas atividades, ter um aplicativo no qual ele pesquisa e realiza compras em poucos “touchs” é muito conveniente.

Até mesmo o padrão aplicado pelo Google para exibir um resultado em suas buscas, prioriza as páginas com melhor funcionamento nas telas dos dispositivos móveis.

Crescimento do M-commerce no Brasil e no mundo

Uma pesquisa realizada pela Coupofy, empresa norte-americana especializada em bancos de dados de cupons online, revelou que o M-commerce deve atingir um crescimento de 42% em compras anuais entre 2013 e 2016 em todo o mundo. Para ser mais clara, a pesquisa detectou que o crescimento do e-commerce tradicional está estimado em apenas 13% no mesmo período.

Os que estão na frente por realizarem mais compras mobile são: Dinamarca (55%), Noruega (54%) e Suécia (52%). O Brasil também está na lista dos países adeptos à compras mobile, que já representam 10% das transações efetuadas no país.

A estimativa é que até 2018 o m-commerce lucre mais de U$ 600 bilhões mundialmente.
Diante desses dados, é importante estar disposto a investir em sua loja virtual para dispositivos mobiles. Caso contrário estará perdendo tempo e dinheiro.

Confira, também, o artigo: Vendas Mobile – A Dependência dos Consumidores de Smartphones



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