marketing-de-atração

Para um cliente e principalmente para alguém que ainda não é cliente, uma das situações mais desagradáveis é ter que lidar com a insistência de um vendedor, por parte de um produto que você não conhece e até então não se interessa. Todo mundo que já viveu uma situação semelhante, sabe do que se trata. Na contra-mão, há quem saiba fazer negócio. Quem saiba se apresentar, oferecer de forma adequada e instigar o desejo do potencial consumidor por seu produto.

Essa contra-mão se chama Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração.

Essa estratégia que consiste na elaboração de campanhas direcionadas a um público-alvo, com foco na produção de conteúdo, tem como um de seus princípios, a missão de transformar “estranhos” em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores.
E agora você vai compreender como ele pode ser eficaz na hora de gerar retorno para a sua empresa.

Definição

Antes de dar início na sua estratégia, você precisa identificar a sua persona. Somente conhecendo o seu público-alvo você saberá o que falar, quando falar e onde falar com elas.
Essa é a etapa mais importante, pois uma vez que sua persona seja mal definida, o objetivo central do inbound marketing que é instigar e atrair o interesse de um determinado público, vai por água abaixo. Oferecer o produto errado, para a pessoa errada, além de não te gerar nenhum retorno, pode deixar de gerar uma futura oportunidade.

Atração

Seu cliente precisa ser atraído por um bom conteúdo. Mas não estamos falando de qualquer conteúdo! Estamos falando de um conteúdo estrategicamente pensado, analisado e que esteja propenso a bons resultados. Estamos falando de informações relevantes, que o atraia à suas plataformas, como site, blog ou redes sociais. O ponto principal da atração não é oferecer qualquer tipo de conteúdo, mas sim um conteúdo objetivo e segmentado, que irá conversar diretamente com a sua persona, cuja já está interessada no que você tem a oferecer.

Conversão

Diante de centenas ou milhares de visitas que o seu site recebe, você precisa extrair algum índice significativo. Ou seja, qual usuário tem mais propensão a fazer negócio com você. Uma tática frequentemente usada, é sobre o famoso “conteúdo exclusivo”. Quando você solicita que uma pessoa cadastre seus dados para receber um determinado artigo ou promoção, e ela realiza esse passo, ela automaticamente demonstra interesse na sua empresa, o que a classifica como cliente potencial. Mas lembre-se da atração! Para que ela tenha real interesse, esse conteúdo precisa estar bem segmentado.

Fidelização

Um passo muito importante no processo de Inbound Marketing, sem dúvidas é a fidelização. Mais do que conquistar um cliente, é preciso mantê-lo. Mais do que uma compra, é preciso transformá-la em lead. Um consumidor que passou pelas etapas anteriores, já deu o primeiro passo, que é demonstrar interesse sobre sua marca. Agora é sua vez de mantê-lo engajado, através de um material cada vez mais qualificado. Quando ele estabelece uma comunicação mais direta, as chances dele efetuar outros negócios com você se tornam maiores.

Resultado

Em resumo, o conceito e a prática de marketing de atração vêm se expandindo cada vez mais no âmbito das empresas que atuam no segmento online. Com isso, o investimento nessa prática deve ser cada vez mais frequente, pois ela possibilita fidelização, personalização, posicionamentos e resultados, de maneira objetiva e eficaz.
[rev_slider cta-relacionamento]

quanto-custa-marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *