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O marketing de conteúdo é uma estratégia para aumentar a visibilidade de empresas que atuam no e-commerce. O foco é atrair, encantar e conquistar a credibilidade do público-alvo, a partir da distribuição de conteúdo de qualidade e relevância para os clientes em potencial.  Não se trata de fazer publicidade sobre os produtos e serviços do e-commerce, mas fornecer conteúdo sobre o que o público-alvo necessita ou deseja.  

Por exemplo, o marketing de conteúdo para e-commerce de produtos cosméticos aborda temas que possam levar o público-alvo a querer conhecer, futuramente, o portfólio da empresa, a partir de conteúdos como “aprenda a limpar e hidratar a pele” ou “proteja seus cabelos contra a radiação solar”. Ao fornecer conhecimentos, o e-commerce se aproxima mais dos clientes que deseja conquistar. 

Os principais canais para a distribuição de marketing de conteúdo, além do próprio site da empresa, são o blog corporativo, redes de pesquisa (Google e Bing) e redes de displays (sites afiliados ao Google, por exemplo), mídias sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter, entre outras) e aplicativos.  

Os especialistas em marketing de conteúdo para e-commerce elaboram materiais em diversos formatos para dar visibilidade aos links, de forma orgânica (não patrocinada). Conteúdo para a loja online, blog corporativo, hot site (site temporário, vinculado ao principal, para uma campanha promocional), e-mail marketing, e-books, vídeos, webinars infográficos, imagens gráficas, enquetes, posts para as redes sociais, entre outros meios. 

A produção do marketing de conteúdo para e-commerce é diversificada e abrange 4 etapas da jornada de compras: aprendizado e descoberta, reconhecimento, consideração e tomada de decisão. 

  1. Aprendizado e descoberta – O objetivo é conquistar credibilidade, fornecendo conhecimento sobre temas relevantes para o consumidor que ainda não tem um objetivo de comprar algo com conteúdo de qualidade e criativo, com enfoque educativo, para aumentar a audiência do blog e mídias sociais do e-commerce para gerar interatividade e engajamento. 
  1. Reconhecimento – Para o público que já percebe uma necessidade ou desejo de compra, os materiais de marketing de conteúdo devem trazer informações mais detalhadas, alinhadas à busca e às dúvidas do consumidor, com a finalidade de clarear as ideias e conduzir a conclusão sobre o problema que precisa resolver ou o desejo que gostaria de realizar.
  1. Consideração – Nesse estágio, o consumidor tem um objetivo de compra definido e já começa a buscar soluções. Momento ideal para apresentar um conteúdo mais denso, em formato de guias, e-books e vídeos tutoriais, preparando o campo mental do público-alvo para uma futura abordagem comercial.  
  1. Tomada de decisão – Após nutrir o consumidor com informações relevantes, esclarecendo dúvidas, agregando mais conhecimento e conquistando a credibilidade, a abordagem, nesta fase da jornada de compras, é mais direta. Os conteúdos apresentam as soluções que o e-commerce dispõe para o público-alvo. É hora de mostrar os pontos fortes em relação aos concorrentes, benefícios e vantagens dos produtos e/ou serviços, por meio de vídeos tutoriais, guia completo sobre o tema, cases de sucesso, entre outros meios.  

A periodicidade das publicações é importante para alimentar o interesse do público-alvo e capturar mais leads para o negócio. Além disso, com um cronograma de ações, previamente planejadas, o e-commerce não perde datas importantes para as vendas e mantém-se presente na mente do consumidor. 

No marketing de conteúdo para e-commerce, o calendário editorial é uma ferramenta que ajuda a organizar e dinamizar o trabalho. O briefing contém temas, as personas do negócio, planilha de palavras-chaves, o formato da publicação, canais de distribuição e a data de postagem. Tudo é aprovado em conjunto com o gestor da empresa!

Persona? O que isso significa? 

Na estratégia de marketing de conteúdo, é imprescindível criar a persona, ou seja, a personagem que representa o perfil do público-alvo do e-commerce. A agência de marketing de conteúdo faz o estudo e apresenta as personas X suas jornadas de compras. 

Este método facilita o desenvolvimento de conteúdo específico para os objetivos empresariais de marketing de conteúdo: atrair visitantes para a loja virtual, convertê-los em leads (clientes em potencial), fechar vendas, reativar a carteira de clientes, entre outros. A partir desse entendimento sobre as necessidades, desejos, motivações e expectativas do público-alvo é possível entregar conteúdos de valor e formar um público fiel à marca, altamente engajado. 

Por que as palavras-chaves são importantes?

Quando desejam encontrar uma empresa, produto ou serviço, os consumidores usam palavras-chaves nos sites de busca, como o Google, por exemplo. Por esta razão, os materiais de marketing de conteúdo contém os termos mais relevantes para ranquear o e-commerce na lista de resultados dessas pesquisas. As palavras-chaves são usadas em URLs (endereço das páginas), títulos, subtítulos, legendas, descrição, imagens, vídeos e links internos. Elas também servem para planejar as campanhas de links patrocinados para e-commerce, que são os anúncios pagos, no Google Ads e Facebook Ads, por exemplo.  

Esta tarefa demanda dedicação e conhecimento em SEO para otimizar o conteúdo de ponta a ponta. Contratar um serviço especializado é a melhor solução. Enquanto o gestor administra a empresa, a agência de marketing de conteúdo gerencia o calendário editorial, prepara os conteúdos, programa o patrocínio de links, monitora as mídias sociais e elabora relatórios de desempenho das postagens. 

De olho na performance das publicações!

O monitoramento das publicações, especialmente, nas redes sociais, serve para mensurar o nível de engajamento do público, a performance dos posts e a expansão da audiência dos canais digitais. Afinal, se o objetivo do marketing de conteúdo é aumentar a presença do e-commerce na web e atrair o interesse do público-alvo, todas as publicações precisam ser acompanhadas e analisadas. 

Além disso, o clima, nas redes sociais, é turbulento. Exige 100% de atenção para identificar oportunidades e gerenciamento de crise provocada por comentários negativos. O time de marketing de conteúdo para e-commerce tem mais habilidade para gerenciar esses fluxos de comunicação, produzir mensagens assertivas e positivas para contornar situações críticas. 

Os dados do relatório final possibilitam calcular o retorno sobre o investimento em marketing de conteúdo (ROI) e ajustar o plano estratégico para o próximo ciclo de ações. Entre as principais métricas do marketing de conteúdo, podemos citar a quantidade de visitantes únicos e visualizações da publicação; tempo de permanência na página, comentários, compartilhamentos e menções feitas por outros sites ou blogs. 

Conclusão

O marketing de conteúdo é fundamental para aumentar a presença do e-commerce na jornada de compras. Ao conquistar credibilidade e confiança do público-alvo, a empresa ganha notoriedade no mercado online e passa a ser mais considerada nas decisões de compras. 

Uma estratégia permanente de marketing de conteúdo para e-commerce aproxima a marca e o público-alvo. E o planejamento ajuda a economizar tempo e otimizar o budget de marketing digital. 

Custa caro? Não! Caro é perder oportunidades de vendas. O marketing de conteúdo para e-commerce é investimento com retorno certo.
Para o e-commerce, as métricas mais relevantes são o reconhecimento da marca, geração de leads qualificados (clientes em potencial), solicitações de informações sobre produtos, serviços e orçamentos e, obviamente, as vendas realizadas, no período.  

O marketing de conteúdo para e-commerce contribui positivamente para a visibilidade da marca, relacionamento com os clientes e parceiros comerciais, e impulsionamento das vendas. Não é uma mera produção de textos, imagens e vídeos de forma aleatória! É uma estratégia planejada, monitorada e analisada, com foco em melhorar a performance do negócio. 

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