Categorias
Tendências Marketing Digital

Marketing digital para advogados e escritórios de advocacia

Dados simples mostram porque o marketing digital para advogados se tornou tão essencial. O primeiro deles é o volume de buscas feitas na internet. Atualmente, apenas o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias. Outra informação relevante é que o Brasil é o segundo país que mais faz buscas neste site.

Isso demonstra com clareza o quanto as pessoas recorrem à internet quando precisam de um produto ou serviço. O mesmo acontece com relação aos serviços jurídicos. É por meio do Google e demais buscadores que o público busca por profissionais de determinada área do Direito.

Os advogados que mais estiverem presentes nessas mídias é que obterão um maior alcance de clientes potenciais na cidade e região de atuação.

O que é marketing digital para advogados e escritórios de advocacia?

O marketing jurídico é um conjunto de estratégias de marketing aplicadas na internet e direcionadas para as necessidades específicas dos advogados. Ou seja, não se trata apenas da divulgação dos serviços em si, mas de um planejamento que envolve técnicas e métodos para atingir os objetivos esperados no ambiente virtual.

Como o marketing digital pode beneficiar os escritórios de advocacia?

Quando o marketing digital para advogados é feito de forma estratégica, os benefícios ocorrem já no curto prazo e se mantém com o passar do tempo. Os principais deles são:

Alta visibilidade

Nenhum outro recurso proporciona resultados tão rápidos quanto o marketing feito na internet. Inclusive, no caso de profissionais que estão começando na carreira, o marketing digital para advogados iniciantes tem sido crucial para construir uma presença sólida no mercado.

As estratégias geram alta visibilidade para o escritório devido às ferramentas de segmentação que alcançam pessoas com alto potencial de se tornarem clientes.

Valorização do profissional

Como profissional do Direito, você sabe muito bem o quanto a credibilidade é importante, não é mesmo? Grande parte dela vem de um conjunto de ações que valorizam a sua imagem profissional e também o escritório.

Diferenciação dos concorrentes

O marketing digital para advogados não é somente propaganda. Numa área tão competitiva como a jurídica, é preciso criar ações de diferenciação para se destacar dos concorrentes. O objetivo é que você, enquanto advogado, seja lembrado de uma forma única.

Fluxo constante de novos clientes

A combinação das estratégias de marketing jurídico aumenta a procura pelos serviços e favorece um fluxo constante de novos clientes. Além disso, há melhores resultados quanto à fidelização das pessoas já atendidas e maior possibilidade de indicações para amigos, familiares, colegas de trabalho etc.

Aumento da lucratividade

À medida que as ações de marketing digital para advogados são aplicadas, elas repercutem positivamente no faturamento mensal do escritório. Além disso, devido à maior visibilidade e procura pelos serviços, é possível aplicar um valor melhor aos honorários. Estes dois fatores juntos contribuem para elevar a lucratividade continuamente.

O que é permitido no marketing jurídico?

Desde que cumpridas as regras quanto às normas éticas exigidas pela profissão, a OAB não faz objeções quanto ao marketing realizado pelos advogados e escritórios de advocacia. Portanto, é possível utilizar as ferramentas disponíveis no marketing digital.

Com relação às regras que devem ser seguidas no marketing jurídico, a principal referência é o Provimento 94/2000. Ele permite que os advogados adotem estratégias de divulgação dos serviços considerando a identificação pessoal, apresentação do currículo, informações sobre as especialidades de atuação, horários de atendimento e demais informações relacionadas à atuação do profissional. 

Os conteúdos elaborados devem ser de caráter consultivo ou orientativo, relacionados à área de atuação do advogado e demais assuntos que tenham relevância para o público-alvo. Estes conteúdos podem ser vinculados ao site, blog, Facebook, Instagram, Youtube e demais plataformas nas quais seja mais viável atuar.

O que não é permitido no marketing digital para advogados?

De acordo com o Provimento 94/2000, são estabelecidas normas quanto ao que não é permitido no marketing jurídico, seja no formato tradicional ou digital. 

De forma geral, as estratégias abaixo não devem ser adotadas:

  • Envio de mensagens publicitárias via celular/WhatsApp;
  • Divulgação dos valores e formas de pagamento aplicados aos serviços;
  • Promessas de resultados ou ganhos;
  • Fazer “promoções”;
  • Anúncios em rádio ou televisão;
  • Usar fotos ou imagens de órgãos públicos;
  • Inserir o nome profissional em itens como chaveiros, calendários, canetas etc.;
  • Usar uma linguagem relacionada à área comercial. Ex.: “Fale conosco hoje mesmo.” / “Veja as melhores condições que oferecemos para você.” 

Como fazer marketing digital para advogados?

Principalmente no que se refere ao marketing jurídico para advogados, é importante saber quais práticas trazem melhores resultados para a visibilidade do escritório. Como mencionamos, o marketing digital para advogados não é apenas propaganda, mas um conjunto de estratégias que envolvem planejamento de ações.

Inbound marketing para escritórios de advocacia

No “marketing de atração”, o objetivo não é ir até os potenciais clientes para divulgar os serviços. Neste caso, a estratégia é fazer que eles o encontrem de forma espontânea, sempre que buscarem pelos serviços jurídicos que seu escritório oferece.

As pessoas o encontrarão por meio dos conteúdos vinculados às mídias digitais (Google, Facebook, Instagram, blog etc.). Estes conteúdos, tanto em textos quanto em vídeos e imagens, consistem na essência do Inbound Marketing e são capazes de gerar um fluxo contínuo de visitantes para seus canais de comunicação.

A agência de marketing jurídico efetua todas as etapas do Inbound Marketing (planejamento, cronogramas, elaboração de conteúdos, acompanhamento de métricas etc.). Dessa forma, a gestão das mídias é feita de maneira estratégica e profissional.

Saiba mais como uma agência de inbound marketing pode ajudar!

Como um advogado faz para captar clientes?

Para entender algumas das principais estratégias do marketing digital para advogados iniciantes ou para aqueles que estão há mais tempo no mercado, precisamos compreender a transformação que a internet gerou na forma como nos comunicamos. 

Quando consideramos o formato tradicional de marketing, um dos principais meios pelos quais novos clientes chegam ao consultório é por indicação e pelo fato de o profissional estar há mais tempo no mercado. 

Em cada consulta, é necessário explicar basicamente as mesmas informações para todos os potenciais clientes, o que toma um tempo precioso do profissional que poderia ser investido em audiências e demais atividades.

Com o marketing digital é possível gerar um fluxo de informações que continuamente informam as pessoas e esclarecem dúvidas sem que seja necessária uma consulta. Dessa forma, as pessoas procurarão o escritório com maior probabilidade de fecharem o contrato rapidamente sem que isso demande tanto tempo. 

Vejamos as principais ações utilizadas no Inbound Marketing com exemplos de estratégias condizentes com o que é permitido realizar no marketing jurídico.

SEO para o escritório de advocacia

Essa sigla significa Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). Trata-se de um conjunto de técnicas que ajudam a destacar seu site ou blog nas melhores posições gratuitas dos resultados do Google quando as pessoas buscarem por seus serviços. Essas técnicas são aplicadas principalmente nos conteúdos de textos, que devem ser vinculados de maneira regular ao blog, site e às redes sociais.

Os textos são produzidos de acordo com sua área de especialidade e demais temas relevantes. Eles consistem na alma do marketing de conteúdo, pois fornecem informações consistentes de forma contínua para o seu público-alvo. É por meio do marketing de conteúdo que o relacionamento com os atuais e potenciais clientes é fortalecido.

Dicas para a elaboração de um bom conteúdo:

  • Ele deve responder questões relevantes sobre o negócio. Por isso, fique atento às perguntas que os clientes costumam fazer no escritório, procure pela sua área de atuação no Google e veja quais pesquisas as pessoas mais realizam relacionadas à sua especialidade.
  • O uso de algumas ferramentas também pode ajudar nesta hora. O SEMrush, Mozbar, Google Trends e Answer The Public são boas ferramentas que nos ajudam a entender o volume de busca de um determinado termo, quais períodos do ano ele é mais pesquisado e termos semelhantes que podem ser explorados.
  • Pesquise por boas referências para que elas  possam te inspirar no desenvolvimento do seu próprio conteúdo. Mas atenção: o Google reconhece quando um texto foi apenas copiado de outro conteúdo e deixa de “rankear” a cópia.
    Não deixe também de analisar seus concorrentes. É importante entender o que eles estão fazendo para conquistarem as primeiras posições orgânicas do Google.

SEO local para advogados e negócios jurídicos

As técnicas de SEO também podem ser aplicadas de maneira ainda mais direcionada, abrangendo de forma específica a cidade e região de atuação. Para favorecer a visibilidade do escritório, são usados os recursos de geolocalização combinados com a elaboração de textos.

Esses detalhes fazem toda diferença para que as pessoas encontrem seu escritório com mais facilidade e para torná-lo mais visível no Google nos momentos em que as pessoas buscam pelos serviços oferecidos.

Para um bom SEO local é importante ter e manter atualizado o seu Google Meu Negócio. Esta ferramenta ajuda, principalmente, que seu negócio apareça em buscas de pessoas que estão próximas de você, ou buscando escritórios de advocacia na sua localização. 

É importante que, além de criar a sua página no Google Meu Negócio, você a mantenha atualizada, faça postagens, responda as perguntas que forem feitas e incentive seus clientes a te avaliarem por lá. Isso tudo ajuda o Google a entender a relevância do seu negócio para o usuário, e melhorar seu posicionamento.

Google Ads para advogados

Este é um dos recursos com resultados mais rápidos para obter novos clientes em pouco tempo, já que há um ganho expressivo de visibilidade no Google. Um dos benefícios é que os anúncios são acessíveis e planejados de acordo com as necessidades do momento. 

Usando o Google Ads, o site do escritório fica posicionado logo nos primeiros resultados de pesquisa e os anúncios também são mostrados para pessoas com perfil de potenciais clientes.

Para te ajudar a ter melhores resultados, siga as dicas abaixo:

  • Conheça bem seu público-alvo, para conseguir segmentá-lo bem nos anúncios.
  • Dê preferência pelo uso de palavras-chave mais específicas da sua área de atuação, como por exemplo, “advogado trabalhista Guarulhos”. Isso te ajuda a aparecer para pessoas que têm maior chance de estarem buscando por seus serviços ao invés de informações mais genéricas sobre advocacia.
  • Faça uso das extensões de anúncio para ter maior destaque e visibilidade, como por exemplo, na imagem abaixo, em que temos o uso de Sitelinks, Extensão de imagem e Extensão de Formulário de Lead.

Marketing para advogados no Instagram

O Instagram oferece múltiplos recursos, tanto no Feed quanto no Stories, que trazem excelentes resultados para o marketing dos advogados. Além dos conteúdos de textos, é possível utilizar as estratégias de Reels (com pequenos vídeos), imagens e interações por meio de enquetes, caixa de perguntas etc.

As lives feitas via Instagram também podem ser realizadas para esclarecer dúvidas ou tratar de assuntos relevantes para o seu público-alvo com mais detalhes.

Além disso, também é possível trabalhar anúncios no Instagram, através do Meta Business. Por esta plataforma é possível fazer anúncios em diversos formatos aceitos pelo Instagram (como imagem única, carrossel e vídeo), segmentar seu público-alvo e fazer o acompanhamento dos resultados.

Marketing de conteúdo para advogados: um primeiro passo

Não há dúvida de que aplicar estratégias de marketing digital para advogados fará toda diferença para a construção da sua carreira e solidez no mercado. Quanto mais você investir nessas estratégias, melhores serão os resultados no curto e longo prazo para o escritório. Gostaria de saber mais como o marketing digital pode auxiliar o crescimento do seu escritório de advocacia? Fale agora com um especialista da MZclick!