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Marketing digital para clínicas estéticas

O mercado brasileiro de estética é bem-sucedido e altamente competitivo. O país é o terceiro colocado no ranking mundial, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), superado somente por dois grandes e fortes mercados, Estados Unidos e China.

Os dados revelam a evolução do ramo de clínicas estéticas, mas também evidenciam a importância de um plano de negócio bem estruturado para consolidar o posicionamento estratégico da marca, conquistar a preferência do público-alvo e fazer frente à concorrência.

Uma estratégia capaz de gerar resultados positivos ao desenvolvimento do negócio é investir em um plano de marketing digital para clínicas estéticas para, por exemplo, ampliar o alcance do público desejado, nutrir o relacionamento com os clientes e fortalecer a presença da marca na mente dos consumidores. 

Qual é a importância do marketing digital para clínicas?

O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de usuários de internet, com aproximadamente 165 milhões de brasileiros conectados à web. O smartphone é o principal meio de acesso para 99% deste público. Ou seja, com o telefone celular em mãos, durante a maior parte do tempo, inúmeros usuários de internet também são consumidores online.

Portanto, no universo virtual, as clínicas de estéticas têm oportunidades para atrair clientes em potencial, ao apresentar conteúdo de qualidade, como anúncios em redes de pesquisa,  publicação de vídeos e fotos em mídias sociais, distribuição de artigos, elaborados para cada etapa da jornada de compras do consumidor, entre outras ações específicas de marketing digital para clínicas de estéticas.

Como fazer marketing digital para esteticistas?

Há diversas possibilidades para desenvolver um plano de marketing digital para esteticistas. A formatação de uma proposta, abrangendo ações, métricas e o investimento necessário, depende de uma análise prévia sobre o perfil do negócio e os objetivos que o profissional de estética deseja atingir com o plano de marketing digital.

É possível contratar um pacote completo de serviços ou um plano específico como, por exemplo, SEO local para esteticistas. O ideal, portanto, é contratar uma consultoria de marketing digital para clínicas estéticas, que poderá apresentar soluções personalizadas para cada empreendimento.

Plano de Marketing Digital para Clínicas Estéticas

O plano de marketing digital para clínicas de estética deve ser elaborado por profissionais qualificados e experientes, capazes de apresentar soluções sob medida, compatíveis com o perfil do empreendimento e os objetivos a serem alcançados. A terceirização do serviço é mais vantajosa e eficaz porque o trabalho é realizado por quem realmente possui as competências e habilidades técnicas necessárias para a execução do plano de marketing digital.

Conhecer o público-alvo

No plano de marketing digital para clínicas estéticas, a agência analisa, em conjunto com a empresa, qual é o perfil do público-alvo do negócio, suas necessidades e desejos. Este conhecimento é essencial para definir táticas eficazes de marketing digital como, por exemplo, uma campanha promocional de tratamentos estéticos para mulheres com 50 anos de idade ou mais ou a divulgação de algum procedimento de beleza para o público masculino. Em outras palavras, ao conhecer o público-alvo, é possível elaborar um plano de marketing digital para clínicas estéticas, com táticas segmentadas, ao invés de despender dinheiro com ações aleatórias que não geram os resultados desejados.

 Especificar objetivos e métricas

O plano de marketing digital para clínicas estéticas contém objetivos e métricas. Se um dos objetivos é aumentar a receita da empresa, a agência apresenta o plano de ações para atingir este objetivo como, por exemplo, a estratégia de links patrocinados no Google Ads, com foco no aumento das conversões. 

Duas métricas importantes para avaliar os resultados são:

Custo por aquisição ou venda (CPA) 

No cálculo do CPA, o valor total do investimento é dividido pelo total de aquisições (exemplo: vendas). Por exemplo, se o investimento total de R$ 5.000,00 gerar 250 leads, o CPA é igual a R$ 20,00. Mas, se esse mesmo valor resultar em 100 leads, o CPA é de R$ 50,00. Levando em conta que o CPA corresponde à última etapa do funil digital, quanto mais baixo for o valor médio, melhor. Isto significa que a estratégia de marketing digital, como um todo, proporcionou resultados positivos, ao longo do tempo. 

Retorno sobre gasto com anúncios (ROAS) 

Para calcular o ROAS é necessário dividir a receita de vendas obtida pela empresa, ao final de uma ação de marketing digital, pelo valor do investimento em mídia, como uma campanha de links patrocinados no Google Ads. Por exemplo: Se o investimento de R$5.000,00 gerou uma receita de R$50.000,00, significa que o ROAS é igual a 10. Ou seja, para R$1,00 gasto em mídia, a empresa obteve um retorno de R$10,00 em vendas. O valor do ROAS é variável e depende também da margem de lucro definida por cada clínica de estética. Contudo, um resultado superior a 3 é considerado positivo quanto ao retorno sobre o gasto com anúncios.

Definir os canais digitais

O site é um canal indispensável ao plano de marketing digital para clínicas estéticas, pois a plataforma pode conter, além de informações gerais sobre a empresa e os procedimentos disponíveis, algumas ferramentas como formulário de contato, agendamento eletrônico, vídeos tutoriais, por exemplo. Fora isso, a agência de marketing digital tem capacidade para avaliar quais as mídias sociais podem gerar melhores oportunidades de negócios, pois a escolha está atrelada ao perfil do público-alvo. 

SEO para clínicas de estética

O SEO, ou Search Engine Optimization, é uma das ferramentas mais eficazes para a otimizar o posicionamento da marca e melhorar o tráfego de visitantes aos canais de relacionamento com o público-alvo, tais como o site e o blog.  Na prática, o SEO para clínicas de estética abrange técnicas para aumentar a visibilidade da marca em redes de pesquisa por palavras-chave como o Google, Bing, Youtube e outros buscadores. A estratégia de SEO para clínicas de estética é aplicada ao site, blog, canal do Youtube e perfil do Google Meu Negócio.

SEO local para esteticistas

O objetivo do SEO local para esteticistas é o match entre a pesquisa por palavra-chave e a geolocalização, ou seja, quando alguém busca informação sobre esteticistas ou clínicas estéticas, o site de busca (Google) apresenta as opções existentes na cidade e/ou região de residência. A proximidade entre a geolocalização de usuário e profissional de estética é um dos critérios aplicados ao SEO local.

  • Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio, por exemplo, gera excelentes resultados para a estratégia de SEO local para esteticistas. Nesta plataforma, é possível cadastrar informações relevantes sobre a empresa para potencializar o alcance do público-alvo. Como o SEO local é georreferenciado, na lista de resultados das pesquisas feitas no Google ou Google Maps, o usuário encontrará as clínicas de estéticas mais próximas de sua própria localização. Ou seja, com uma estratégia de marketing digital para clínicas estéticas é possível ampliar a visibilidade na área de abrangência do negócio, divulgando a localização, canais de contato, eventos e fotos do negócio.

Contudo, é possível obter mais destaque otimizando a página do negócio, com palavras-chaves relevantes para o Google, e aumentando a popularidade do profissional, com estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing para esteticistas.

Marketing de conteúdo para clínica estética

O marketing de conteúdo para clínica estética objetiva atrair, converter, conquistar, encantar e fidelizar o cliente. Além disso, com um plano de marketing de conteúdo, a clínica estética ganha autoridade e popularidade da web pela qualidade de informações distribuídas estrategicamente aos clientes em potencial e àqueles que contrataram os serviços da empresa. A agência de marketing de conteúdo elabora materiais ricos para site, blog, páginas promocionais, e-books, mídias sociais, e-mail marketing, infográficos, entre outros produtos editoriais digitais.

Inbound marketing para esteticistas

É uma estratégia de marketing digital que objetiva alcançar o público desejado para o negócio, fortalecer a conexão entre a marca e o cliente, gerar engajamento online e potencializar as conversões em vendas.

O plano de inbound marketing para esteticistas abrange, por exemplo, a otimização do site, criação de páginas de conversão, campanha de links patrocinados, e-mail marketing, conteúdo rico para o blog e e-book, entre outras ações para alavancar a presença da marca no universo online.

Mantenha um bom relacionamento com os clientes

A satisfação do cliente é indispensável ao sucesso de uma clínica de estética. Clientes satisfeitos têm mais interesse em manter o relacionamento com a clínica e, além disso, tornam-se “embaixadores da marca”, indicando-a a familiares e amigos, por exemplo. Por isso, após o atendimento é importante nutrir o relacionamento e a motivação para realizar procedimentos estéticos regulares.

A estratégia de marketing digital para clínicas estéticas pode focar, por exemplo, na distribuição de links patrocinados, relativos a conteúdo rico publicado no site e/ou blog; ou no envio de e-mail marketing, alinhado ao perfil do cliente, contendo dicas de saúde, beleza e estética ou para divulgar um procedimento estético.

Pós-venda, é possível usar algumas ferramentas de marketing para nutrir e fortalecer o relacionamento com os clientes, tais como:

  • Programa de indicação

Nesta estratégia, os embaixadores da marca são os próprios clientes, desde que a empresa ofereça vantagens e benefícios conforme o resultado das indicações. Por exemplo, a clínica de estética pode oferecer um cupom de desconto ao cliente que indicou a marca a seus contatos, e em contraponto, receber algum benefício pelas indicações. O cupom pode ser enviado por e-mail marketing ao cliente ou Whatsapp, solicitando o compartilhamento com a rede de contatos.

  •  Remarketing 

Na estratégia de remarketing digital, o alvo são os clientes e aquelas pessoas que tiveram contato com a clínica (visita ao site, por exemplo), mas ainda não agendaram o primeiro atendimento. O foco da campanha de remarketing é marcar presença na mente do público-alvo, apresentando a marca em redes de pesquisa, displays e mídias sociais utilizadas por quem, de alguma forma, interagiu com a clínica estética.

  • E-mail marketing

Com o consentimento da pessoa que forneceu o e-mail à clínica estética, é possível utilizar o e-mail marketing para promover a marca, divulgar tratamentos, ofertas e promoções, além do envio de cupom exclusivo para cada cliente. O e-mail marketing traz resultados quando a estratégia é desenvolvida com profissionalismo, qualidade de layout e relevância do conteúdo para os destinatários da mensagem. Além disso, é essencial mensurar o resultado, calculando a taxa de abertura de e-mail marketing (quantas pessoas abriram a mensagem), a taxa de conversão (leads gerados, por exemplo), entre outras métricas. 

Por que contratar uma agência de marketing digital para clínica de estética?

Com o plano de marketing digital para clínicas estéticas a marca torna-se onipresente na web, ou seja, ela será apontada com destaque por sites de busca e visualizada com maior frequência pelo público-alvo que a empresa deseja conquistar e fidelizar.

A terceirização do serviço é muito mais eficaz porque, enquanto os profissionais de marketing digital executam o plano de ações, é possível focar na gestão dos negócios e atendimento aos clientes. É um investimento com retorno garantido aos objetivos propostos no plano de marketing digital.

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