O Marketing Interno a favor da sua empresa em 3 passos.

Tão bem quanto você deve cuidar dos seus clientes, o mesmo vale para sua equipe. Oferecer um bom ambiente de trabalho vai muito além de bons salários, benefícios externos e promoções; o relacionamento com o seu subordinado e a forma que ele se sente dentro da sua empresa também é importante.

O “marketing interno”, também conhecido como “endomarketing” consiste na atuação de estratégias de marketing juntamente a capacitação de pessoas. O foco dessa prática é promover a qualidade dos serviços, do produto e do contato com o cliente externo, através de ações ligadas diretamente aos funcionários. Outro fator relacionado à essa estratégia, é a competitividade cada vez mais latente no mercado de trabalho, em razão disso, algumas empresas recorrem ao marketing interno com o objetivo de aplicarem a integração dentro do ambiente corporativo, oferecendo um aumento qualitativo entre setores, o que promove melhoria no clima organizacional e consequentemente, no relacionamento com o cliente externo.

Conheça algumas dicas que podem ser incluídas na rotina da sua empresa e gerarem novos resultados.

Eventos e Integrações Sociais

Festas sazonais, como as comemorações de final de ano, e os famosos “happy hours” são alguns casos comuns em diversas empresas que desejam otimizar o relacionamento entre os seus funcionários, mas também é possível integrar a equipe, sem perder o foco do trabalho. Um grupo de estudos sobre uma nova ferramenta implantada na empresa, acompanhado por palestras e exercícios coletivos, por exemplo, além de estimular o aprendizado, tem o poder de unir os integrantes da equipe, promovendo o espírito colaborativo.

Comunicação Interna

Uma informação mal compreendida, uma notícia não comunicada, e diversos outros problemas de comunicação, são extremamente prejudiciais para a empresa. Além disso, um problema frequente e bastante apontado, são os casos de funcionários que não sabem a quem se dirigir, quando necessitam esclarecer alguma dúvida ou realizar alguma solicitação pessoal. Procure implantar um canal especial de comunicação interna, onde todos possam expor opiniões, tirar dúvidas, e estarem por dentro de todas as novidades e regras da empresa, a fim de evitar mal entendidos que possam prejudicar o bom andamento do trabalho.

Benefícios Extras

Além de itens padrão, como vale-transporte, vale-refeição, ou assistência médica, é interessante que as empresas procurem implantar benefícios diferenciados aos seus funcionários. Propor um convênio com a universidade que os estagiários da empresa estão matriculados, no intuito de oferecer descontos ao mesmos ou parcerias com teatros e academias também podem ser bem vindos. De um outro ângulo, os benefícios podem ser ainda mais fáceis: oferecer horário flexível, permitir o esquema home-office principalmente para funcionários que tem filhos pequenos, e até mesmo adotar um pequeno pet de estimação para alegrar o ambiente, são estratégias simples do dia a dia, mas capazes de fazer toda a diferença para quem está do outro lado.

As opções de marketing interno, ou endomarketing, são diversas, e vão variar de acordo com o perfil de cada empresa e seu segmento, mas de modo geral, é imprescindível que o objetivo dessa estratégia seja realmente motivar seus colaboradores e de oferecer-lhes qualidade de vida no ambiente organizacional para que eles possam produzir melhor e com mais empenho; isso fará com que sua empresa gere – além de clientes – profissionais fidelizados. Profissionais que “vistam a camisa” e se sintam realmente parte da organização, fazendo com que você desenvolva os melhores representantes que a sua empresa pode ter.

Quer se aprofundar mais no assunto? Acesse nosso artigo: Como Motivar uma Equipe?
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