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Matriz de search marketing

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Enxergamos o investimento em search marketing como uma aplicação financeira. Com essa mentalidade alocamos seu dinheiro onde é possível obter o maior retorno. Confira o case da LIV onde aumentamos em 500% a receita da empresa, utilizando o conceito de curva ABC e matriz de search marketing.

As dicas a seguir servem para quem vende produtos ou serviços, pois a linha lógica é exatamente a mesma!

Veja como essa metodologia, curva ABC, funciona na prática:

Vamos adotar o seguinte cenário: Uma empresa vende apenas 3 produtos e 80% do faturamento é proveniente da venda do produto A, 15% do faturamento vem do produto B e 5% do faturamento vem da venda do produto C.

Essa empresa resolve anunciar no Google Ads e divide seu orçamento igualmente entre os 3 produtos, ou seja, 33% do orçamento para cada um.

Ainda supondo, imagine que sua taxa de conversão média é de 1%, ou seja, você precisa de 100 visitas para concluir uma venda e logo teríamos um problema! Se o investimento for suficiente para apenas 200 visitas e distribuirmos a verba de forma igual, logo iremos conquistar 67 visitas para cada produto, considerando que o volume de buscas é igual entre os 3 produtos, não venderíamos nenhum produto (67 visitas X 1% = 0,67 vendas – ou seja – menor que uma venda).

Uma solução seria aplicar a totalidade do orçamento no produto A, pois assim seria possível realizar duas vendas do seu principal produto (200 visitas x 1% = 2 vendas).

Geralmente produtos de curva A possuem os 4 Ps do marketing (produto, praça, preço e promoção) bem definidos e portanto são produtos perfeitos para ações de search marketing!

Matriz de search marketing – Depurando a curva ABC

Existem, basicamente, dois tipos de ações envolvendo search marketing – O caminho seguro e o caminho inseguro. Veja abaixo a matriz de search marketing para compreender possíveis cenários e ações indicadas em cada um deles.

VENDAS: Observe o faturamento obtido X o investimento feito. Não esqueça de incluir nessa equação o LTV do cliente.

4Ps – PRODUTO, PREÇO, PRAÇA E PROMOÇÃO: São as variáveis mais amplas do marketing. É fundamental que você avalie regularmente seu plano de marketing para que as ações de search marketing tenham o máximo de desempenho possível. Pense se o produto é adequado ao seu público-alvo, avalie o preço frequentemente, análise as regiões geográficas onde você tem mais potencial, etc.

Matriz de search marketing
Matriz de search marketing

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]QUADRANTE SEGURO: Você vende e possui os 4Ps do marketing definidos. Aqui o aumento de faturamento é certo! Esse tipo de produto ou serviço está devidamente ajustado ao público-alvo, tem um preço adequado a demanda e provavelmente está direcionado para uma região geográfica correta! Investir dinheiro nesse tipo de produto ou serviço é o caminho certo e com maiores chances de sucesso em suas campanhas de Ads e/ou SEO!

QUADRANTE ANÁLISE: Você vende, porém possui os 4Ps do marketing indefinidos. Aqui o melhor caminho é analisar! Nesse quadrante você acertou alguma variável do marketing e errou outra. Um exemplo clássico: Uma loja virtual faz uma campanha para vender o produto A para todos os estados brasileiros, essa campanha até vende, porém ao apurar os relatórios apenas a região sudeste compra o produto A e todos os outros estados só visitam o produto e não compram devido ao frete elevado. A solução: Deixe a campanha rodar apenas na região sudeste, assim você intensifica as vendas e leva seu produto ou serviço para o “quadrante seguro”.

QUADRANTE AJUSTES: Você não vende, porém possui os 4Ps bem definidos. Nesse caso as ações de search marketing devem ter falhas. Aqui entram palavras-chave erradas, negativação de termos, organização de campanhas, estruturação de anúncios, baixa otimização on page, pouca semântica textual, etc. O ponto principal é que devemos avaliar as ações técnicas de Ads e SEO para garantir mais vendas.

QUADRANTE PARE: Se você não vende e não tem os 4Ps definidos, pare todas as ações de search marketing! Manter esse cenário é muito ruim, pois você só jogará dinheiro no lixo.

Faço um convite! Pare e pense em nossa metodologia. Realize uma análise em suas campanhas do Google Ads e ações no projeto de SEO para encontrar oportunidades e melhorias.

Espero que você consiga aumentar seus resultados.
Conte conosco![/vc_column_text][vc_cta h2=”” h4=”Baixe gratuitamente nossa planilha de análise da Curva ABC.” add_button=”left” btn_title=”Baixar planilha” btn_color=”warning” btn_i_icon_fontawesome=”fa fa-cloud-download” btn_add_icon=”true” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fdocs.google.com%2Fspreadsheets%2Fd%2F169TIgf6O7hLbZusUB7s2OC061j6DaWm_q2rSechFbaY%2Fedit%3Fusp%3Dsharing%20_blank|title:Download%3A%20Planilha%20Curva%20ABC%20-%20MZclick|target:%20_blank|”]Ao ser redirecionado para a página da planilha, siga os seguintes passos:

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Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.