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Usabilidade com Heatmaps

Heatmaps são mapas de calor ou “pontos quentes”, ou seja, os pontos do seu site que foram mais vistos (ou clicados) pelos visitantes. Ele te traz dados importantes para distribuir melhor as informações que deseja levar ao usuário.

As áreas do seu site que permite maior volume de fixação visual são mostradas pelo Heatmap.

Tipos de análise com Heatmaps

Clicar e tocar: Nessa análise, é mostrando onde os visitantes clicam em seu site na versão desktop e na versão mobile.

Movimento: Mostra para onde os usuários moveram o mouse em seu website. É uma informação importante, pois, demonstra onde os visitantes estão com mais volume visual em seu site.

Scroll: Este é outro momento importante dessa análise, pois qual parte do site os visitantes estão visualizando. Se vão até a primeira parte da página e vão embora ou se visualizam todo o conteúdo do seu site usando a rolagem.

Teste de Heatmaps

Links: Muitos visitantes clicam em textos, imagens ou gráficos em sua página que não são links. A solução para esse problema é inserir links nesses elementos, dessa maneira, o usuário é levado para uma página com o conteúdo relevante para cada elemento.

Distração: Elementos sem importância e irrelevantes distraem usuários. Quando o mouse do visitante não está focado em algo importante em sua página, como um call to action ou um botão de compra, é sinal que tem outros elementos em seu site que estão desfocando o usuário.

Uma solução simples para isso é retirar da sua página esses elementos não importantes que estão com um grande volume de interação.

Informação: Os visitantes procuram conteúdo que estão faltando em sua página. Com o Heatmap você identifica esses comportamentos, um exemplo: alta porcentagem na barra de rolagem (scroll), sem nenhuma interação mesmo chegando até o fim dela.

Inserindo esse conteúdo que falta ao seu site, você aumenta o engajamento com os usuários e também a taxa de conversão.

Responsivo: Seu site, landing page ou loja virtual tem que ter um design responsivo para atrair os visitantes de todos os dispositivos. Pesquisas do Google indicam que 47% das buscas são feitas através de dispositivos móveis. Seu site deve ser responsivo e manter as mesmas informações do seu site para desktop.

Conteúdo para o Usuário

Insira conteúdo de qualidade e que agregue valor ao seu site. Dessa maneira seu site vai trazer melhores resultados e converter as visitas em leads.

Seu site tem que ser feito para seu consumidor e não para você ou para quem não pode ser um lead potencial do seu site. Crie conteúdos novos, faça testes, se preciso altere ou refaça algumas páginas. Analise os resultados e esteja sempre atento as modificações.

Heatmaps Aumentam as Taxas de Conversão

Com o Heatmaps você desenvolve um site baseado em mensuração. Dessa maneira você pode identificar e solucionar problemas na sua plataforma e consegue investir melhor em marketing digital, alcançando o objetivo do seu negócio, seja um lead ou uma compra.

Você pode instalar o heatmap no checkout e no carrinho de compras da sua loja virtual e poderá acompanhar os resultados. E ainda poderá se surpreender com eles.

Veja no exemplo abaixo que a foto usada no site faz total diferença visualmente para o visitante:
Melhorando a Usabilidade com o Heatmaps

Confira algumas ferramentas que podem te ajudar:

http://www.crazyegg.com/
http://www.labsmedia.com/clickheat/index.html
http://www.clicktale.com/
http://mouseflow.com/

Dica: Faça teste A/B com Heatmaps e Analytics e vai encontrar ótimos resultados para otimizar seu site.

Dúvidas? Consulte um Especialista!

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