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Navegação dos usuários: Avaliando com o Google Analytics

O Google Analytics é conhecido entre os web masters e especialistas em SEO como uma das melhores ferramentas para mensurar resultados de estratégias e monitorar o andamento das taxas de conversões.

De fato, ele é excelente para tais funções, no entanto, pode ir muito além e revelar dados valiosos sobre navegação dos usuários, incluindo como o internauta chega até a página e o seu comportamento nela.

Balões sobre os cliques

Na versão em inglês, o Google Analytics apresenta a guia “Behavior” (Comportamento) e, dentro dela, “In Page Analytics” (Análise de Página). Ao abri-la, será possível conferir uma organização de balões com todas as porcentagens de cliques dos usuários em cada link contido na página, desvendando onde existe maior interação em todo o site.

A partir dessa informação, torna-se fácil compreender quais itens necessitam de maior destaque ou aumentar ainda mais a relevância daqueles que já atraem a atenção dos internautas.

Telas dos usuários

O Google Analytics também permite ver as resoluções de telas que predominam entre os usuários, descobrindo o quanto eles conseguem visualizar da página. Basta clicar em “Browser Size” e analisar as informações que surgem.

Com esses dados, fica mais simples fazer o posicionamento dos elementos principais, onde a maior parte dos usuários conseguirá visualizar, mesmo em telas de dispositivos móveis.

Avaliação de todas as páginas

Para fazer uma análise completa de todas as páginas do site e não somente da home page, basta clicar no relatório “Behavior” (Comportamento), na sequência, em “Site Content” (Conteúdo) e “AllPages” (Todas as Páginas). O próximo passo é selecionar a página desejada e clicar em “In Page”.

Nessa etapa, diversas conclusões sobre a navegação dos usuários serão verificadas e, evidentemente, novas estratégias poderão ser traçadas para prover melhorias na otimização de todo o site.

Vale enfatizar, por fim, que as avaliações sobre as ações dos usuários são decisivas para aumentar as taxas de conversões. Com a análise periódica desses dados, a otimização adquire um padrão supremo e o resultado disso são as primeiras posições nas buscas orgânicas.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.