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Metas de Conversão do Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes na web, pois permite que você verifique a quantidade de dados sobre visitas, desde onde vieram, quanto tempo passaram navegando pela sua página e até o tipo de navegador que a pessoa estava utilizando, como Safari, Google Chrome, Internet Explorer e outros.

Poucos sabem que o Google Analytics possui outros recursos além desses citados acima, um deles é o cadastro de metas, também chamado de goal.

O que são Goals ou Metas?

As metas de conversões servem para verificar se você está atingindo seus objetivos com o site, ou seja, mede a ação dos visitantes que você considera importante, como cadastro em newsletter, visualização de uma página importante, tempo de navegação e/ou preenchimento de formulário.

Configurando Metas no Analytics

Para você configurar as metas no Analytics você deverá acessar a área do administrador, escolher em qual perfil almeja configurar os Goals/Metas. Com isso, basta clicar no botão “Metas” > “+ Nova Meta” e escolher o tipo de meta que deseja criar. Veja imagem abaixo:

Configurar Metas

Há quatro tipos disponíveis para cadastrar como meta, vejamos abaixo:

Destino (Destination)

É quando o usuário chega a uma determinada página do seu site, como cadastro realizado com sucesso, compra concluída ou formulário enviado.

Duração (Duration)

Já a meta duração é o tempo de duração que o usuário navegou em seu site. Você pode determinar uma quantidade de minutos que você idealiza que o usuário permaneça, e assim que esse tempo for alcançado, é contabilizada uma meta.

Páginas/Telas por Visita (Page/Screens per Visit)

A meta páginas/telas por visita é a contabilização da quantidade de páginas que o usuário visitou durante uma sessão. Nesta meta, é possível cadastrar a quantidade de páginas que você quer que os usuários naveguem para que seja contabilizada uma meta.

Evento (Event)

Ele irá medir a ação do visitante, ou seja, quantas vezes ele clica em determinado botão do seu site, clica em um link externo do site, entre outras coisas.

Ainda com dúvidas? Conheça mais sobre o Google Analytics.

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.