Categorias
SEO - Otimização de Sites

Links Quebrados: o que fazer com eles?

Quando um blog ou site tem seu domínio expirado, modificado ou renomeado sem o redirecionamento correto, ou até mesmo removido, inseridos incorretamente e com links mal formatados, acontece do usuário se deparar com uma página de erro, também conhecidas como links quebrados.

404 Não Encontrado

Muitos websites têm centenas ou milhares de links valiosos vindo de blogs, fóruns e comunidades que direcionam tráfego e auxiliam no rankeamento. Todavia, entre elas, páginas de erro são muito comuns e numerosas dentro dos buscadores e infelizmente inimigas nº1 do rankeamento do site da sua empresa porque:

• A autoridade adquirida pode ser perdida quando o Google, por exemplo, reconhece a página de erro e remove de sua indexação;
• O Google prioriza a melhor experiência do usuário, portanto uma página de erro é vista com maus olhos pelos buscadores;

Então como lidar com esses erros 404 sem sacrificar a experiência do usuário e o seu posicionamento e manter uma relação boa com os mecanismos de busca?

Transformando páginas de erro em acertos

Ser sincero e transparente quanto ao erro é uma das melhores táticas. Para isso, é preciso que sua página de erro seja capaz de informar ao usuário o erro ocorrido e indicar o próximo passo a ser tomado de modo a evitar a perda de credibilidade.

É possível inclusive, gerar autoridade por meio dos links quebrados customizando sua página de erro de maneira a desenvolver a usabilidade e proporcionar uma melhor experiência ao usuário. A página de erro não precisa necessariamente ser uma página em branco escrita: “Erro 404: Página não encontrada”, é possível utilizar uma página de erro customizada com uma mensagem amigável e com algumas outras indicações para o usuário prosseguir e encontrar conteúdos relacionados ao que ele estava procurando.

Links Quebrados - Erro 404
Links Quebrados – Erro 404

Também conhecido pelo nome de Broken Link Building, é uma técnica de correção e substituição de links quebrados por links que apontem para o seu conteúdo. É uma tática de white hat, ou seja, escalável e principalmente útil para a internet, que se verá mais livre de erros e um recurso para seu projeto de SEO.

Algumas customizações

Retire a mensagem padrão de erro e coloque a identidade visual do site para tentar manter a confiança do usuário;
Adicione links de navegação para que seja possível voltar ao conteúdo do site;
Outra possibilidade é um campo de busca para que possa procurar artigos relacionados com o que não foi encontrado;
Sugerir conteúdos relacionados;

Outra alternativa é encontrar recursos e páginas do seu website e de terceiros que não estão mais disponíveis e criar uma versão do conteúdo para encaminhar para webmasters, a fim de substituir os links quebrados para um novo conteúdo. Assim você acaba provendo valor ao ajudar a limpar os sites e a internet no geral, enquanto utiliza-se do link building.

Nesses casos de links e redirecionamentos para o seu site ou o site de terceiros que possuam erros 404, você pode abordar o proprietário do site e oferecer um redirecionamento de correção para um conteúdo que você possui e que possa ser interessante.

Passos para corrigi-los:

• Faça um check-up do seu site para encontrar esses links;
• Conserte links internos que estejam direcionando para páginas;
• Reative links internos por meio do redirecionamento;
• Remova links externos ou ajuste com os outros sites.
Redirecionamento 301

Precisando avaliar os links do seu site? Descubra em nosso artigo:
Como encontro links quebrados em meu site?