Nutrição de leads no Marketing Digital

O que são leads?

Na linguagem do marketing digital, o lead é uma palavra muito usada, afinal é um método de interligar informações de determinada empresa com o usuário. Ou seja, se trata, basicamente, de uma espécie de contrato qualificado em que se entra em contato para buscar algum serviço e, assim, se dá a troca de informações.

É neste contexto que surge a nutrição de leads, ou, o envio de e-mails, de forma automática, com todos os assuntos buscados pelo usuário em determinada plataforma. Como exemplo podemos citar a procura por eletrodomésticos em um site durante uma semana. Após alguns dias, a empresa irá enviar uma gama de e-mails com conteúdos evolvendo os eletrodomésticos buscados para despertar interesse no usuário, por exemplo: Consumo de Energia x Eletrodomésticos. É uma tática utilizada para tentar aumentar o volume de vendas online.

Dessa forma, é importante apostar em campanhas desta estirpe, afinal, é um método prático e que servirá para aumentar o interesse do comprador. Abaixo, listaremos alguns dos principais benefícios ao utilizar campanhas específicas deste nicho.

Benefícios da Nutrição de Leads

*Envio de e-mails segmentados e importantes: Os e-mails enviados com leads de marketing nunca serão iguais aos enviados para todos os usuários. Ou seja, eles variam conforme o interesse de cada um ao procurar algo que é de seu interesse. Normalmente, as empresas enviam uma mensagem para o usuário um dia após ter efetuado a busca para mostrar que estão cuidando de seus interesses;
*Economizar tempo aos profissionais, além de facilitar o trabalho: Os e-mails são enviados de forma automática, portanto, não há necessidade do envolvimento direto da equipe de marketing da empresa. Essa prática facilita o trabalho dos profissionais e também possibilita que desempenhem outras atividades enquanto os leads são enviados;
*Geração de volume de atividades: Os leads são enviados para equipe de vendas de acordo com o interesse X amadurecimento do mesmo no processo de compra. Assim sendo, há um estreitamento da relação entre a empresa e usuário, o que acaba gerando aumento no volume de vendas, afinal, se a campanha é bem sucedida, a pessoa se sente tentada a efetuar a compra, de fato;
*Análise dos resultados: Cada vez que é realizada uma campanha de leads torna-se possível analisar, periodicamente, os resultados obtidos. Ou seja, qual e-mail surtiu mais efeito, qual não teve retorno por parte dos usuários, etc.

Assim sendo, utilizar e gerar leads no marketing é uma forma efetiva de aumentar as vendas online, afinal, a empresa mostra que está presente na vida do usuário e que está interessada em tê-lo em sua rede de negócios. Um bom atendimento ao cliente é, e sempre será, a chave fundamental para o sucesso nas vendas e, as campanhas de nutrição de leads surgem com este propósito.

Funil de Nutrição de Leads:

Nutrição de Leads

Qual tipo de estratégia de marketing digital sua empresa está utilizando na geração nutrição de leads?Compartilhe com a gente sua experiência!
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3 opiniões sobre “Nutrição de leads no Marketing Digital”

  1. O mais interessante é notar que apesar do prognóstico de que o email morreria, ele está mais forte do que nunca. O email marketing ainda é a melhor forma de manter uma telação “one-to-one” com o cliente. Parabéns pelo texto :)

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