Categorias
Aumentar as vendas

Instagram Stories nas Estratégias de Marketing Digital

Como utilizar o Instagram Stories como aliado em sua estratégia de marketing digital?

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes e populares atualmente, com um grande potencial de superar suas concorrentes nos próximos anos. Criada em 2010, conta com 500 milhões de pessoas e empresas que postam fotos, vídeos, e se engajam por meio de curtidas e comentários diariamente. Além disso 80% dos usuários seguem ao menos um perfil empresarial, o que cria o ambiente ideal para empresas com objetivo de branding, por exemplo.
Constantemente atento ao crescimento das empresas dentro da plataforma, o Instagram lançou, em 2016, o Instagram para Empresas. Essa versão de perfil veio recheada de funções exclusivas para contas empresariais que contam com uma série de métricas e informações demográficas que permitem medir o desempenho de seus conteúdos e mídias, além de ajudar a estabelecer as melhores estratégias para o seu nicho de negócio.
Apesar das mudanças no algoritmo que dificultaram a vida dos profissionais de marketing, ao alterar a forma de exibição dos posts (antes eram mostrados de maneira cronológica, agora, por relevância para o usuário), o Instagram Stories se tornou uma ferramenta indispensável dentro do marketing digital e das mídias sociais para potencializar os resultados devido ao seu amplo alcance.

O que é o Instagram Stories?

O Instagram Stories se tornou extremamente eficiente para atrair novos usuários, apresentando novidades e uma série de funcionalidades que constantemente caem no gosto dos usuários e das empresas. O recurso chegou em 2016 como uma função que permite a postagem de imagens e vídeos curtos que somem num período de 24 horas, semelhante a aplicativos como o Snapchat (que tornou-se rapidamente obsoleto perante essa concorrência).
Além disso, a enorme gama de usuários ativos na plataforma representa nessa potencial audiência uma enorme disposição de possíveis clientes, em outras palavras, a promoção de sua empresa por meio de fotos e vídeos curtos é uma ferramenta interessantíssima e com amplo alcance que surge como uma alternativa para postagem de conteúdo sem a sensação de overposting.

O planejamento de estratégias para o Instagram Stories de Empresas

Uma estratégia de sucesso que deve ser adotada no Instagram Stories é a regularidade de postagens. Posts regulares tornam-se recorrentes no feed de seus seguidores e potenciais clientes, pois, de acordo com o novo algoritmo, o Instagram favorece a aparição de usuários mais ativos.

Portanto, separamos algumas dicas:
• Use e abuse de CTA’s: independente de sua conta estar ou não apta para linkar os stories, é preciso guiar seus seguidores para o caminho da conversão. Essa chamada é fundamental para fazê-lo avançar no funil de vendas. (Saiba mais sobre conteúdos para topo, meio e fundo de funil);
• Utilize métricas, feedbacks e engajamento para conhecer sua buyer persona: reconhecer o comportamento e interesses de quem você está falando é o primeiro passo para atingir o público com sucesso por meio de tráfego orgânico;
• Fique atento a frequência de postagem: menos é mais. É preciso uma regularidade equilibrada. Não é indicado bombardear o usuário com postagens do seu negócio o tempo todo;
• É muito importante que o conteúdo seja de qualidade;
• Responda mensagens e menções: isso fará uma enorme diferença em quesito de engajamento, ou seja, você pode aparecer mais para seus seguidores;
• Use as ferramentas para customizar seu conteúdo: as menções, boomerangs, stickers e gifs tornam seu conteúdo muito mais interativo, principalmente as enquetes e a transmissão ao vivo.
• Use a criatividade: mostre os bastidores e eventos, anuncie novos produtos, mascotes, happy hours. Humanize sua empresa!

Quando for criar o design de deus anúncios, é importante cativar a atenção de sua audiência rapidamente. Uma vez que os anúncios possuem 15 segundos para o caso dos vídeos, e 10 segundos para o caso de imagens, para convencer a ação de um cliente.

Se você ainda não tem um Instagram, ou tem, mas não utiliza, que tal começar a movimentar um pouco mais sua marca nessa rede social? Os resultados podem ser surpreendentes.

[rev_slider cta-aumentar-vendas]

Por Ricardo Zacho

Co-fundador da MZclick, professor e especialista em Search Marketing.