Buzz Marketing

O Buzz Marketing – popularmente conhecido como marketing boca a boca – tem como foco estimular a sociedade a repassar uma mensagem, um sentimento ou um conceito para os demais, dessa maneira ampliando a abrangência de uma determinada marca, serviço ou produto e servindo como influenciador. Com a ajuda da internet, as informações se disseminam e se multiplicam rapidamente entre os usuários, sendo capaz de atingir milhões de pessoas, o Buzz Marketing pode acontecer naturalmente ou com base em alguma influência.

É primordial entender que todo o processo de pesquisa, análise e aquisição de um produto também fazem parte de um processo social. Neste processo, existem diversos fatores que exercem uma influência muito forte, e um desses fatores é a famosa “indicação” ou “opinião” de terceiros, exatamente o cenário que o Buzz Marketing atua.

Quando você adquire um produto ou realiza um serviço que atende ou supera as suas expectativas, é bem provável que você passe a indicá-lo para outras pessoas que você conhece. Esse tipo de ação tem um grande poder de influência, porque com base na sua credibilidade em relação a essas pessoas, a possibilidade delas realizarem essa compra existe. Olhando a partir do Buzz Marketing, essa influência positiva pode ser elevada a milhares de pessoas, onde todas indicam e sugerem para outros usuários, que eles tenham experiências com a sua marca. Essa estratégia, portanto, consiste em ações que permitam o surgimento de defensores da mesma, clientes fiéis que “vestem a camisa” da sua empresa e se tornem valiosos influenciadores.

Como construir um buzz positivo?

Diante de tamanha conexão com as redes sociais, as marcas que desejam se posicionar e se destacar, precisam de uma receita infalível, a boa reputação. Isso engloba: boas avaliações de outros usuários no e-commerce, comentários positivos de usuários online nas redes sociais, aplicativos e canais de reclamação. Posicionar sua marca requer ainda mais esforço, sendo necessário produzir mais e melhores conteúdos, estar sempre monitorando o que é dito sobre ela nas redes sociais (e estar pronto para lidar com as informações), e claro, ficar sempre de olho em seus concorrentes. Antecipe-se sempre!

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