Produção de Conteúdo

Ao escrever uma nova postagem para o seu site ou blog, alguns detalhes devem ser considerados para assegurar o padrão de texto desejado pelo Google, no momento em que um internauta pesquisa o tema da sua publicação.

Os critérios não são complexos e todo produtor de conteúdo conseguirá segui-los, sem grandes dificuldades, bastando cumprir o padrão em todos os artigos. Além das dicas de produção de conteúdo que serão listadas abaixo, o português formal deve ser priorizado no momento da escrita, pois os erros de ortografia e gramática diminuem a credibilidade do site perante os leitores.

1- Originalidade e profundidade

Não é proibido postar textos duplicados desde que haja consentimento do autor. Mesmo assim é aconselhável publicar apenas artigos originais no seu site ou blog, já que o Google “enxerga” a exclusividade nos textos como um fator relevante e rebaixa o posicionamento de quem duplica artigos já existentes na rede.

A profundidade da informação é outro fator fundamental. Publicar textos que não possuem riqueza informativa e apenas “enrolam” o leitor com parágrafos mal construídos implicará, diretamente, na redução de visitas qualificadas ao seu conteúdo.

2- Palavras chave nos subtítulos

As palavras ou expressões chave do tema devem ser colocadas ao longo do texto com uma densidade variável de duas a quatro vezes. Elas também devem aparecer nos subtítulos, principalmente se o artigo for longo.

Quanto mais o termo chave se aproximar das expressões utilizadas pelos internautas no momento da busca, maiores serão as chances do artigo indexas. Por isso, considere todas as possibilidades semânticas no momento de escrever o texto – isso inclui expressões de linguagem cotidiana e termos falados por comando de voz.

3- Links para outras postagens

Quando o tema de um artigo estiver relacionado a outro que já foi publicado no site, é interessante fazer links internos, de modo a criar pontes para o internauta se aprofundar na informação que procura e permanecer mais tempo no site.
O link pode ser feito com próprio título do artigo ou com o termo chave da busca. Por exemplo: “Saiba mais sobre restaurante SP aqui”.

4- Destaque trechos importantes

Utilizar o recurso “negrito” para destacar os termos chave e trechos significativos é uma ótima forma de otimizar o texto para os mecanismos de busca,além de tornar a leitura mais fácil.

As palavras de origem estrangeira devem ser colocadas em itálico, conforme as regras de redação formal e se houver algum termo técnico é interessante inserir parênteses de explicação ou notas de rodapé.

Essas são apenas algumas dicas para elevar a qualidade do seu conteúdo. Outras técnicas de otimização podem ser utilizadas no momento da produção de conteúdo e publicação, alinhadas às imagens, anúncios e elementos de SEO off page.

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