Webinars: quais os benefícios para o seu negócio?

A fim de eliminar todos os trâmites que envolvem uma palestra presencial e tradicional, os webinars, abreviação de “Web Based Seminar”, são seminários online por videoconferência realizados por especialistas, ou um grupo de pessoas discutindo um determinado tema.
São transmitidos geralmente ao vivo por uma plataforma de streaming ou também podem ser gravados e exibidos em um horário estipulado previamente. Os Webinars conseguem atingir muito mais pessoas, gerar novos leads e fazer com que esses leads avancem no funil de vendas. Além disso, é possível reter relacionamentos e fidelizar clientes devido a um maior contato que os webinars permitem ter com seu público.
Promover um Webinar é uma oportunidade de alavancar a quantidade de leads qualificados recebidos por meio da exibição de conteúdos estratégicos e corporativos. Por esse motivo, os campos de formulário para o cadastro e planejamento de conteúdo devem focar em serem atrativos para sua Buyer Persona.

E quanto mais exclusivo e relevante, maior o valor da informação requisitada para acesso ao conteúdo!

Quais benefícios um Webinar pode trazer para o seu negócio?

Entre as diversas vantagens que os Webinars podem trazer para o seu negócio:
– É possível que sua empresa se torne referência no assunto: promover webinar com aprofundamento e novidades sobre os temas pode gerar confiabilidade e mostrar que sua marca realmente entende do assunto;
– Cabe em orçamentos mais reduzidos: por se tratar de palestras que exigem apenas uma boa conexão e plataforma, não há a preocupação com locação de espaço, equipamentos, equipe de som e vídeo;
– O alcance ilimitado: dependendo da divulgação que você realize, não há barreiras geográficas para a participação de usuários interessados no seu conteúdo;
– Engajamento: os webinars permitem uma conexão muito mais profunda e humanizada do que através da comunicação por texto;
– Tráfego: os webinars são ótimas opções para trazer novos visitantes e gerar inscritos para sua lista de e-mail marketing.

Webinars: Máquinas de Conversão

Os webinars não necessitam ficar restritos a temas muito específicos. Os termos mais amplos também são ótimas apostas para atrair novos leads e alavancá-los no funil de vendas com conteúdos planejados para cada parte do funil. Em outras palavras, o poder da conversão dos webinars está estritamente ligado estratégia adotada como o tema da transmissão e qual público é o alvo.
A conversão pode ser alavancada pelo fato da ferramenta ter como objetivo principal trabalhar o engajamento por meio de respostas imediatas durante a transmissão, pela alta capacidade de persuasão e por eliminar possíveis objeções e convencer que sua empresa tem o que o seu cliente precisa, o que consequentemente permite aproximar os leads e levá-los à conversão.

Como reaproveitar os Webinars?

Sim, isso mesmo. Os Webinars não precisam se perder logo após a transmissão, é possível reaproveitá-los em outros formatos:
– eBooks: deixar as informações passadas no webinar de maneira mais completa;
– Posts nos Blogs: trabalhar o tema em um artigo também pode ser uma ótima ideia;
– Infográficos;
– Mídias Sociais;
– Podcasts: o podcast é semelhante a um programa de rádio que apresenta conteúdo de acordo com a procura dele;

Como fazer um Webinar?

Agora que já falamos de todos os benefícios que o Webinar pode trazer para o seu negócio, está na hora de entender como pôr em prática. É preciso analisar conteúdos com maior sucesso para o seu público e o segredo para toda estratégia: planejar!

Planejamento Técnico e Logístico
– Data e horário: é preciso definir uma data para poder se programar e garantir que tudo estará em ordem para a transmissão do Webinar;
– Convidados especiais: o planejamento é importante para preparar os convidados participantes do bate-papo para reservarem essa data na agenda;
– Plataforma de transmissão: existem diversas opções de plataformas para promover seu Webinar como: Skype, Facebook, Youtube, Twitch e Google Hangouts, por exemplo. É preciso ver qual delas atende a sua necessidade;
– Página de captura (Landing Page): é a página que receberá as inscrições dos interessados no seu webinar. Portanto ela deve conter um formulário que requer preenchimento de informações de contato para ter como avisar os inscritos de tudo relacionado ao evento;
– Divulgação: é importante sua estratégia estar bem definida nesse ponto. Uma boa divulgação é uma das chaves do sucesso de um webinar. A divulgação pode ser feita por meio de:
– E-mail marketing;
– Mídias nas redes sociais;
– Anúncios;

Não esqueça de utilizar boas CTA’s.

No Webinar é possível seguir alguns passos de execução padrões:
– Introduza-se e conte um pouco de sua história e ceda espaço para os convidados;
– Apresentação principal do tema;
– Criar uma lista de perguntas e respostas mais comuns para serem sanadas e debatidas durante o bate-papo,
– Tirar dúvidas nos intervalos: responder dúvidas da audiência é um tipo de engajamento muito positivo e mostra sua empresa atenciosa para com o cliente;
– Apresentação visual: é importante ter em mente que cada pessoa possui um tipo de aprendizado distinto. As apresentações visuais muitas vezes podem tornar as explicações muito mais claras.

Pode aproveitar-se também para fazer chamadas para outros conteúdos semelhantes ou a promoção de outros webinars com assuntos relacionados.

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