palavra-chave-acentuada-seo

Essa pergunta me chamou tanto a atenção, durante meu curso de SEO, que resolvi criar um artigo sobre ela.  Vou colocar a conversa que tive com o Fabricio que é o aluno responsável por essa pergunta.

Como os buscadores tratam uma palavra-chave acentuada?

 

Fabricio: Ricardo, como os buscadores tratam uma palavra-chave acentuada ?

Ricardo Zacho: Os buscadores conseguem entender a língua que está escrito o texto e consideram os acentos, portanto é fundamental escrever o português corretamente para total compreensão dos buscadores e usuários do site. Uma dúvida comum sobre o tema é que algumas pessoas buscam, por exemplo, café e cafe (com e sem acento). Então qual palavra usar? Sempre com acento! Priorize a gramática correta. O Google consegue entender o erro do usuário e faz uma correlação imediata com seu site.

Fabricio: Perfeito Ricardo, você inclusive foi muito claro em uma de suas aulas sobre a importância da grafia correta. Mas uma palavra chave acentuada dificultaria sua utilização em um link (nome de diretório) por exemplo, não ? Fiquei fascinado pelo assunto e comecei a fuçar um monte de coisas no google trends, moz, semrush, e percebi que a acentuação pode dificultar bastante o entendimento de uma análise. João Dória por exemplo. Ele tem sua popularidade dividida entre seu nome correto e o mais, digamos, coloquial. Entendi errado alguma coisa?


palavra-chave-sem-acento
palavra-chave-com-acento

Utilizando o operador inurl, nas imagens acima, percebemos que o Google indexa URLs sem acento e com acento: maceio e maceió. Um ponto interessante a ser observado é que na imagem abaixo podemos ver um resultado natural de buscas para a palavra-chave: Maceió. O resultado é misto!

resultado-google-com-acento

Ricardo Zacho: Sobre domínio, subdomínio e diretório, eu não utilizo acento. Penso no usuário primeiro, como ele digitaria, porém existem outros problemas. Se o meu site é hipoteticamente www.turismomaceio.com.br, pode ser que algumas ferramentas de email, por exemplo, não aceitem esse domínio acentuado – www.turismomaceió.com.br. Existem algumas regras envolvendo domínios acentuados: https://registro.br/dominio/regras.html

Porém o Google já indexa acento na URL.

Se você digitar só a palavra-chave “maceió”, no campo de busca do Google, perceberá que o buscador já lista URLs com acento e sem acento. Dilema hein! kkk…

Eu continuo seguindo a linha sem acento para a URL, porém se as coisas começarem a mudar basta criar um redirecionamento 301 para a URL acentuada. Tem que ficar atento aos KPIs do seu projeto para identificar uma oscilação forte X possível correção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *